Cultura, festividades e muita alegria marcam recepção de rondonistas no Piauí - Unijuí

Cultura, festividades e muita alegria marcam recepção de rondonistas no Piauí

Confira como foram os primeiros dias dos rondonistas da Unijuí no Piauí.

Texto: Róbson Gomes – rondonista e estudante de Jornalismo da Unijuí.

A abertura oficial do Projeto Rondon - Operação João de Barro 2019, no Piauí, foi calorosa, e isso não se refere apenas ao clima típico da região, mas também à alegria contagiante dos piauienses. A abertura oficial teve início às 9h de sábado (13), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mas antes disso vários outros momentos foram vividos pelos rondonistas da Unijuí.

A chegada em Teresina

A recepção aos rondonistas iniciou intensa em Teresina (PI), na quinta-feira (11). Com carinho e alegria, sob às luzes de cinegrafistas e diante da expectativa de repórteres, os jovens foram recebidos no aeroporto Senador Petrônio Portella pelos "anjos" - oficiais do Exército que coordenarão cada equipe que participará da operação João de Barro, em diversas comunidades do Piauí.

Entre euforia e gritos de guerra, muitas fotos e entrevistas. Na oportunidade, a acadêmica de Biologia da Unijuí, Caroline Krahn, concedeu entrevista à TV Brasil. Ela destacou a importância do projeto e falou sobre as expectativas e motivações para participar do Rondon. Após a recepção, todos foram encaminhados para o 25° Batalhão de Caçadores (25°BC). Os rondonistas da Unijuí ficaram alojados no local até o domingo (14), quando foram para a comunidade de Novo Oriente.

Uma sexta-feira radiante

Na sexta-feira (12), o sol já brilhava forte às 6h da manhã, adentrando as frestas dos dormitórios, convidando centenas de rondonistas ao primeiro dia na cidade. Nesse instante, os jovens de 25 Instituições de Ensino Superior (IES) ganharam os pátios do batalhão e acompanharam o hasteamento da bandeira do Brasil. No decorrer da manhã e da tarde, os universitários fizeram o reconhecimento do batalhão e preparam suas apresentações de grito de guerra para a solenidade de abertura.

O fim da tarde começou com apresentação da banda do Exército, que fez releituras de músicas de sucesso, ao passo em que os estudandes uniram-se e cantaram em uma só voz. Logo após, às 19h, os rondonistas acompanharam uma formatura militar, que também integrava o cronograma de recepção aos acadêmicos que atuarão em 12 municípios, nos quais desenvolverão atividades em 28 áreas do conhecimento.

O comandante do 25° BC, Márcio Vieira Costa, desejou a todos uma excelente missão, a fim de que todos os objetivos sejam plenamente alcançados. O coordenador geral do projeto Rondon, Vice-Almirante, Barros Coutinho, falou sobre o espírito participativo e solidário: “Vocês deixaram suas residências para conhecer um pouco mais do país e ajudar pessoas". Elencou ainda a importância dos professores na formacão das equipes e afirmou que cada rondonista tem como primeira conquista a participação no projeto. Segundo ele, os personagens centrais mudarão vidas e farão diferença nos municípios de respectiva atuação. Para Barros Coutinho, todos os rondonistas irão transmitir experiências, mas, sobre tudo, serão estes os maiores beneficiados, uma vez que conhecerão realidades distintas do país.

O “anjo” das equipes da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e Estadual de Minas Gerais (UEMG), Janiel Darlan, declarou esperar o pleno sucesso de todas as atividades. "Desejamos que as expectativas de todos sejam correspondidas, tanto as dos alunos, como as das comunidades que serão assistidas, no sentido de alcançarmos todos os objetivos esperados", disse.

Para finalizar a noite, muita festa, cultura e diversão no clube do Marquês, onde os jovens acompanharam apresentações culturais típicas do Piauí, como o Boi Bumba. Por fim, não foi preciso de convites para que os jovens e coordenadores fossem para a pista de dança, onde vibraram ao som de clássicos da música nacional.

A abertura oficial

A abertura oficial do Projeto Rondon ocorreu na manhã do sábado (13). O evento ocorreu na Ordem dos Advogados do Brasil- Secção Piauí. O momento contou com palestras que apresentaram, com cronologia e história, o Projeto Rondon. Temáticas como sustentabilidade, comunicação social e interdisciplinaridade também foram abordadas. Para encerrar, cada equipe de voluntários apresentou seu grito de guerra. A Unijuí, em conjunto com a UEMG, vibrou alto e declarou a todos os presentes: "UEMG e Unijuí somando no Piauí". Esse é apenas o começo da passagem de 250 rondonistas pelo Estado, onde devem permanecer até o dia 28 deste mês.