Projeto Rondon: estudantes da Unijuí compartilham conhecimentos com moradores de cidade do Piauí - Unijuí

Atividades do Projeto Rondon estão sendo realizadas no município de Novo Oriente do Piauí, no nordeste do país.

Texto: Róbson Gomes – rondonista e estudante de Jornalismo da Unijuí

Olhos atentos acompanhavam o momento em que os pés dos rondonistas pisavam pela primeira vez as ruas de terra de Caraíbas - comunidade interiorana do município de Novo Oriente do Piauí. Os universitários da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) desceram do ônibus em frente à escola José Rodrigues Sobreira, onde se encontraram com a população local.

Com o público lotando as dependências da escola, a Unijuí realizou oficinas com temas voltados às doenças dos animais, produção de horta comunitária, produção de leite, benefícios e malefícios do açúcar, bem como atividades de recreação. Com 67 participantes, o Cine Rondon encantou e quebrou a rotina dos moradores de Caraíbas, que assistiram aos filmes atentos.

A ex-aluna da escola, Talita Souza, não perdeu a oportunidade de provar um mate. "No começo achei muito diferente, mas aprendi a gostar bem ligeirinho, até ronquei a cuia", afirmou rindo. Ela não deixou de falar sobre as ações do Rondo na comunidade. "Achei lindo vocês terem vindo, precisávamos. Achei muito bom, principalmente porque as equipes trazem muito conhecimento para a população daqui", declarou.

Líder comunitário, Willer Brito destacou que há muito os moradores esperavam a presença dos rondonistas. "Representa um momento de aprendizado e conhecimento. Vemos nos semblantes das pessoas a alegria em participar dessas oficinas”, destacou. Ele concluiu mandando saudações para o Rio Grande do Sul em agradecimento pela presença dos gaúchos no Piauí. "Só temos a agradecer aos gaúchos. A cada oficina somos transformados em novas pessoas. Devemos isso a vocês", concluiu.

As oficinas de criação de peixes chamaram a atenção, assim como a de hortas comunitárias, que tem por objetivo esclarecer a respeito de métodos de produção e manejo de solo, a fim de potencializar a produtividade. Os acadêmicos da Unijuí foram até a horta comunitária do bairro Gil Max, em Novo Oriente do Piauí, para fazer o reconhecimento do local e realizar um preparo de solo.

Sem uma única nuvem no céu, o sol brilhava forte maltratando a terra que era cuidadosamente trabalhada pelos moradores, que já acostumados com o calor intenso davam sequência a mais um dia de trabalho. Ao receber os universitários gaúchos, disponibilizaram canteiros para o início de aplicação prática das técnicas que antes aprenderam na oficina, de forma teórica. Luana Pietczak e Gustavo Muzialowski, estudantes de Agronomia da Unijuí, acompanhados da coordenadora adjunta do grupo, Cida Zasso, realizaram a preparação do solo para que seja utilizado em uma nova prática, que consiste em realizar um sistema de plantio direto. O sistema não é utilizado pela comunidade e pode representar uma melhora significativa na produtividade. Um dos cuidadores da horta, Francivon da Silva, explica que a rotina de trabalho é das 6h às 16h, com o único propósito de fazer a terra produzir e consequentemente gerar recursos por meio da venda dos produtos. “Nós temos muita dificuldade, não sabemos o modo certo de trabalhar com a terra. Perdemos muitas hortaliças, não sabemos como regrar a produção e assim temos prejuízo”, explica Francivon.

Rondonistas representam incentivo e auxílio - Sobre a inserção de rondonistas na realidade local, a professora Maria do Espírito Santo Nogueira, que dá aula na Escola Adelaide, onde as oficinas são realizadas diariamente, afirma ser este um momento de aprendizado. “Meu sentimento é de gratidão, nosso município passa por diversas dificuldades e nesse momento o projeto se faz luz porque nos ajuda bastante. Enquanto as oficinas são ministradas, surgem novas ideias para nós. A escola terminou o semestre se arrastando e as formações dos rondonistas revigoram nosso ânimo e nos inspiram a seguir em frente”, disse. Ela declarou que o mais impressionante é que mesmo que os universitários sejam de tão longe, conseguem trabalhar suas temáticas e exemplificar a partir da realidade dos novo-orientinos. A professora concluiu desejando a sequência do projeto, para que o mesmo possa seguir enriquecendo diversos municípios pelo país.

Cromossomo 21, filme de egresso da Unijuí, encanta Novo Oriente - A emoção tomou conta do cine Rondon, oficina em que a comunidade se reúne para assistir filmes com cunho educativo. Mais uma vez a exibição cinematográfica contou com a participação da comunidade, que dessa vez assistiu ao filme Cromossomo 21 – escrito e dirigido pelo egresso da Unijuí, Alex Duarte. O filme aborda a vida de uma jovem com Síndrome de Down e levanta diversas discussões sobre inclusão, superproteção, preconceito e, acima de tudo, amor. Ao final do filme, o público presente gravou um pequeno vídeo dizendo: “somos todos Cromossomo 21” – o que relembrou a campanha mobilizada durante o processo de produção do filme. As oficinas de recreação, de saúde animal, de criação de animais para produção de leite, horta comunitária, benefícios e malefícios do açúcar, entre outras, continuam chamando atenção da comunidade que não deixa de se fazer presente nas formações.