Física para Todos: projeto leva conhecimento de forma interativa e intuitiva - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Física para Todos: projeto leva conhecimento de forma interativa e intuitiva

Há mais de 20 anos o projeto Física para Todos leva a toda região mostras interativas. O objetivo é aproximar a comunidade do estudo da física e despertar a curiosidade para outras descobertas científicas. Dessa forma, o projeto é um dos cinco que integram o projeto Ciência para Todos, que promoverá a primeira Mostra Científica Interativa, entre os dias 21 e 25 de outubro, no Campus da Unijuí, em Ijuí.

Em entrevista à Rádio Unijuí FM, o coordenador do projeto Física para Todos, professor Nelson Toniazzo, explicou que os experimentos são intuitivos. “Às vezes as pessoas têm uma explicação para um fenômeno, mas na verdade é um pouco diferente”. Nelson também explicou que a física está presente nas diversas atividades do cotidiano e isso será possível experimentar durante a Mostra.

O professor revelou que, durante a Mostra, o Projeto discutirá dois temas: astronomia e energias renováveis. “Teremos um espaço para energias alternativas com geradores, mini usinas, rodas d’água, objetos de robótica, computação, entre outros. E, na astronomia, teremos um espaço Terra-Lua, um Sistema Solar em escala, projeções em 3D, experimentos sobre gravidade, lançamentos de foguetes de ar comprimido e água, entre outras atrações”, comenta.