Tech Day: estudantes como protagonistas do desenvolvimento tecnológico - Unijuí

Tech Day: estudantes como protagonistas do desenvolvimento tecnológico

Um dia para falar sobre ciência e discutir a tecnologia. Durante a Mostra Interativa do projeto Ciência para Todos, que acontecerá entre os dias 21 e 25 de outubro, o Projeto Tech Day socializará trabalhos tecnológicos desenvolvidos por estudantes nos laboratórios da Universidade.

O professor Maurício de Campos, coordenador do Tech Day, definiu a iniciativa como uma mostra de trabalhos de tecnologia desenvolvidos por estudantes da Graduação e da Pós-Graduação da Unijuí. “A gente espera demonstrar o que a fazemos na Universidade em termos de trabalhos tecnológicos. Temos, inclusive, trabalhos de estudantes do primeiro semestre da graduação”, comenta o professor.

Segundo Maurício, todos os trabalhos expostos, entre eles de robótica, jogos eletrônicos e cidades inteligentes, são aplicáveis. “Todos os trabalhos possuem algum tipo de aplicação, com alguma coisa usual. Sempre com uma equipe de estudantes trabalhando por trás, desenvolvendo esses sistemas”.

O Projeto Ciência para Todos envolve ainda outras ações desenvolvidas durante o ano. São eles: MoEduCiTec; Física para Todos; Feira de Matemática; e Meninas Digitais. O evento vai envolver a comunidade regional, em especial alunos da educação básica de escolas públicas e privadas. Essa ação recebe o aporte financeiro do Ministério da Ciência e Tecnologia e tem como propósito proporcionar contato direto com a ciência, tecnologia e informação, despertando o interesse por esse campo. A Universidade espera a presença de aproximadamente mil alunos nas atividades.