Projeto Rádio na Escola participa da ExpoIjuí com alunos de escola municipal de Ijuí - Unijuí

A partir da proposição de atividades práticas diferenciadas, a equipe do projeto de Extensão da Unijuí “Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola” participou da ExpoIjuí Fenadi 2019, no dia 16 de outubro, juntamente com os alunos integrantes da Rádio JG, da Escola Municipal Fundamental João Goulart, de Ijuí.

Durante a tarde, os bolsistas Bruno Guterres, Jéssica Kiesel e Juliana Andretta, acompanhados do coordenador do projeto, Celestino Perin, orientaram os alunos para a prática da comunicação, estimulando-os a realizar gravações e entrevistas com os expositores da feira. Os participantes da escola João Goulart visitaram o pavilhão da agricultura familiar e a exposição do gado leiteiro, ambientes nos quais puderam conhecer alguns expositores e conversar sobre seus produtos.

A professora e coordenadora da equipe da Rádio JG da escola João Goulart, Rosa Wisniewski, avaliou a participação dos alunos na atividade prática. “A atividade foi bastante produtiva para os nossos alunos, porque eles desenvolveram bastante essa questão da dicção, as entrevistas, as perguntas bem elaboradas, e foi de grande aprendizado. A tarde de hoje valeu muito mais que uma sala de aula, o aprendizado foi bem maior”, destaca a professora.

Além disso, os estudantes observaram, na casa da Unijuí na feira, a exposição dos trabalhos vencedores do Concurso Fotográfico “Olhares Que Contam Histórias”, promovido pelo projeto de Extensão Rádio na Escola. As produções enviadas para o concurso pelos alunos da escola João Goulart receberam menção honrosa pela participação e também tiveram seus trabalhos expostos em um banner.

O objetivo do projeto com a atividade foi proporcionar aos alunos, o conhecimento sobre a diversidade cultural que marca a feira de negócios do município de Ijuí, além de incentivar a prática comunicacional, na qual os estudantes são os protagonistas, desenvolvendo habilidades como o improviso e a fala, bem como, trabalhar a desinibição e o desempenho em público.

Produzida por: Juliana Andretta