MoEduCiTec reúne mais de 200 trabalhos produzidos por alunos de Ijuí e região - Unijuí

MoEduCiTec reúne mais de 200 trabalhos produzidos por alunos de Ijuí e região

Mais de 50 instituições de educação básica estiveram presentes na 5ª MoEduCiTec – Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica: o protagonismo infantil em foco, realizada na Unijuí, nesta quinta-feira A abertura aconteceu no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí e contou com uma palestra sobre “Relações entre Ciência, Tecnologia, Trabalho e Educação na Sociedade/Ambiente”. A palestra foi ministrada pela professora da Universidade de Brasília, Patricia Fernandes Lootens Machado.

Durante a abertura do evento, a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, salientou que são necessários espaços de socialização das produções científicas, assim como a Mostra. “São eventos assim que mostram o nosso poder e a nossa crença de que é a partir da educação que a gente pode transformar uma sociedade”. Logo depois os alunos visitaram a Pirâmide do Conhecimento, onde mais de 200 trabalhos, inscritos na Mostra, foram apresentados. Todos eles projetados, produzidos e apresentados por alunos de todos os níveis de escolas públicas e privadas de Ijuí e região.

A MoEduCiTec tem o objetivo de fomentar a iniciação científica como atitude cotidiana em salas de aula e o protagonismo estudantil, como fatores propulsores do desenvolvimento humano pelo avanço do conhecimento, na relação entre ciência, tecnologia, trabalho e educação. Neste ano, a MoEduCiTec acontece durante a semana da Mostra Científica Interativa do projeto Ciência para Todos, que contempla ainda outros quatro projetos que também estão em exposição. São eles: Tech Day, Física para Todos, Meninas Digitais na Computação e Feira de Matemática. Esse último acontece na sexta-feira, 25. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.