Unijuí participou da “Blitz pelo bem-estar do idoso” em Ijuí - Unijuí

Unijuí participou da “Blitz pelo bem-estar do idoso” em Ijuí

Nesta sexta-feira, dia 1º, a Unijuí participou da ação “Blitz pelo bem-estar do idoso”, realizada na Praça da República, em Ijuí. A ação foi organizada por instituições que integram o Conselho Municipal do Idoso (COMUI), entre elas: Unijuí, Sesc, Aapecan e Unimed. A atividade incluiu a participação de Projetos de Extensão da Universidade, na área da Saúde e do Direito.

De acordo com a coordenadora do projeto Educação em Saúde, professora Angélica Moreira, a comunidade que passou pelo local pôde realizar a aferição da pressão arterial, verificação da glicemia, orientação para o uso racional de medicamentos, para a prática de atividades físicas e para o consumo de alimentos saudáveis.

Além das atividades relacionadas à saúde, os participantes da ação receberam orientações sobre seus direitos. O projeto “Conflitos Sociais e Direitos Humanos, Alternativas Adequadas de Tratamento e Resolução” participou com orientações aos idosos sobre os seus direitos.

Envelhecimento Humano em DEBATE

O tema esteve em debate nesta semana, por meio do Rizoma, tendo como convidados a professora do Departamento de Ciências da Vida, Evelise Morais Berlezi, integrante do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (Geron) e o presidente do Conselho Municipal do Idoso e assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em Ijuí, Cláudio Everaldo dos Santos.

No programa, alguns dados foram discutidos: o mundo está no centro de uma transição do processo demográfico única e irreversível que irá resultar em mais populações idosas em todos os lugares. A afirmação é da ONU e, segundo os dados da própria Nações Unidas, o número global de pessoas idosas – com 60 ou mais anos de idade – está projetado para aumentar de 962 milhões em 2017 para 1,4 bilhão em 2030 e 2,1 bilhões em 2050, quando todas as regiões do mundo, exceto a África, terão quase um quarto ou mais de suas populações com 60 anos de idade ou mais. Em 2100, o número de pessoas idosas pode alcançar 3,1 bilhões.

Por esses fatores, o envelhecimento humano é um tema que tem ganhado, cada vez mais, importância nos debates, na pesquisa das universidades, e da mídia no geral. Estamos preparados enquanto país para o envelhecimento da população? O tema ainda é visto como tabu pela sociedade no geral? Como envelhecer com qualidade de vida?

Confira na íntegra