Projeto promove melhorias na infraestrutura rural de produtores de Chiapetta - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto promove melhorias na infraestrutura rural de produtores de Chiapetta

 

O Projeto de Salas de Espera e Corredores de Concreto visa a implementação de infraestrutura de antessala de ordenha, ou sala de espera, e corredores de concreto nas propriedades rurais produtoras de leite por meio da utilização de concreto usinado como forma de pavimentação. Dessa forma, proporciona aos agricultores condições mais adequadas de trabalho e de manejo do gado leiteiro. O que resulta na melhora da sanidade animal pela redução da exposição dos animais em áreas com fonte de inóculo de doenças como mastite e problemas de casco.  O mesmo contribui para a redução do impacto ambiental provocado pela atividade leiteria, bem como, incentiva a atividade, o aumento da produção, melhora a qualidade do leite, viabilizando a permanência do agricultor na atividade e agregando renda aos produtores e à economia do município.

Esse projeto é uma iniciativa de ações construídas por diversos saberes no âmbito da Extensão Rural Pública e, mais especificamente, da Assessoria Técnica, Social e Ambiental para reforma agrária (ATES/INCRA) contextualizando a experiência da criação de uma Rede de Unidade de Observação Pedagógica (UOP) e Prefeitura Municipal de Chiapetta, RS. O mesmo integra o esforço da aplicação dos fundamentos da abordagem sistêmica e do método análise e diagnóstico dos sistemas agrários usados como uma estratégia metodológica de aproximação com realidade social e da qualificação do trabalho dos extensionistas. Segundo o Engenheiro Agrônomo Dhonathã Santo Rigo, ASCAR, EMATER, RS, o projeto se insere, também, no programa da Rede Leite.

Baseada no sistema de produção de leite adotado pelos agricultores familiares do município (pelo n° de vacas em lactação), o projeto prevê a construção de 69 unidades de sala de espera com 36 m² cada a ser financiado pelo projeto, beneficiando 69 agricultores familiares de produtores de leite.

A sala de espera é a infraestrutura de recepção dos animais vindos da pastagem, os quais permanecem nesse local, à espera da ordenha, sem acesso à alimentação suplementar. O piso será construído com concreto usinado e com declive de 4% garantindo maior durabilidade.

A construção do tanque lava-pés, antes e após a sala, ficou a critérios e contrapartida dos beneficiados. Lava-pés tem finalidade de retirar a matéria orgânica presente no casco dos animais, bem como, ser utilizado para diluição de medicamento para tratamento de cascos.

Para os agricultores que já possuem sala de espera foram feitos corredores de 70cm largura de 8cm de espessura, sendo utilizados 3,6m³ por unidade.

Figura 01: Planta baixa da Sala de espera.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.