“Vamos a La Playa”: Unijuí realiza projeto para ensinar segurança em ambientes aquáticos e educação ambiental - Unijuí

Foto: imagem ilustrativa/Banco de Imagem.

A disciplina de Atividades Aquáticas II, do curso de Educação Física da Unijuí, tem como uma das suas temáticas a relação do Homem com a Água, desenvolvendo competências e conhecimentos em relação aos cuidados, recomendações e técnicas para se usufruir dos espaços aquáticos com segurança, além de ser também voltada à educação ambiental para sua preservação. A partir disso, os estudantes dessa disciplina, juntamente com estudantes de Ciências Biológicas, professores e representantes da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (AIPAN), vão desenvolver, na próxima semana, Projeto em que crianças do ensino fundamental da rede municipal de Ijuí terão a oportunidade de adquirir conhecimentos e competências por meio da temática.

Denominado “Vamos a La Playa”, o projeto surgiu a partir de uma preocupação com o alto índice de afogamentos no país. Dados recentes da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), indicam que, a cada minuto, um brasileiro morre afogado, colocando o Brasil no terceiro lugar mundial por mortes desse tipo. Além disso, 51% das mortes por afogamento são de crianças, na faixa de 1 a 9 anos de idade. Dessa forma, segundo um dos coordenadores da iniciativa, o professor Paulo Carlan, é importante a realização de trabalhos pedagógicos, na perspectiva da prevenção e segurança.

Dessa forma, as atividades do Projeto pretendem, de forma didática e criativa, promover ensinamentos básicos, capazes de conscientizar e até mesmo salvar a vida de crianças em ambientes aquáticos, assim como os devidos cuidados com a exposição ao sol, hidratação do corpo, cuidados com fauna e flora, os níveis de afogamento, significados das cores das bandeiras que orientam os banhistas, técnicas de reanimação cardiorrespiratória por meio da massagem cardíaca, entre outras recomendações gerais que conscientizem os alunos. Estão envolvidos os professores Paulo Carlan, Eloisa de Souza Borkenhagem Bohrer, Francesca Werner Ferreira e representantes da AIPAN, entre eles Diego Coimbra e também Jaqueline Kempp, Júlia Stiebe Callai, Yan Antunes Hubert e Darlene da Veiga. O projeto conta, ainda, com parcerias da Secretária Municipal de Educação e Cultura de Ijuí e Sindicato dos Professores do Ensino Privado de Ijuí (Singro).

O projeto será iniciado com os alunos da EFA, no dia 19 de novembro, às 16h. E, no dia 21 de novembro, com os alunos do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (IMEAB), às 14h.