Projeto Energia Amiga realiza evento de encerramento do ano em Ijuí e Santa Rosa - Unijuí

No fim da tarde desta terça-feira, o Projeto de Extensão Energia Amiga realizou, simultaneamente nos Campi Ijuí e Santa Rosa,  evento de encerramento das atividades de 2019. Com a presença de alunos, professores e familiares de escolas que integraram as ações, a coordenação apresentou um resumo das atividades e entregou certificados e premiação aos participantes que se destacaram. Como sistematização do Projeto, os alunos foram desafiados a produzirem desenhos e redações sobre as temáticas relacionadas com a energia elétrica e algumas dessas produções foram selecionadas e publicadas em livro.

Na oportunidade, também estiveram presentes, no Campus Ijuí, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, o chefe do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), Peterson Avi e o assessor de comunicação da Ceriluz, Vilson Wagner, empresa patrocinadora do Projeto, representando a presidência. A coordenação das atividades foi da professora Caroline Raduns. O projeto também tem a participação das professoras Fabiane Volkmer Grossmann e Taíse Neves Possani.

Santa Rosa

O Projeto Energia Amiga também contemplou sete escolas de Santa Rosa impactando mais de 200 estudantes da rede municipal e estadual. O encerramento das atividades ocorreu no final da tarde de hoje, terça-feira, no miniauditório do campus Santa Rosa e foi coordenado pela professora Taciana Enderle.

A professora Cristiane Back Weber Dente, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Mercedes Motta de Santa Rosa, destacou que o projeto envolveu todos os estudantes da escola. “No decorrer do ano letivo analisamos as diferentes fontes de energia, seus impactos ambientais, sua descoberta, a importância e a necessidade de consumo consciente através da análise de faturas e cálculos de consumo de diferentes eletrodomésticos. Percebemos que os alunos passaram a cuidar mais das instalações elétricas, que em muitos momentos eram danificadas por pequenas brincadeiras. O projeto fez com que todos nós refletíssemos sobre pequenas atitudes que podem gerar grandes impactos econômicos e sociais, além de diminuir os acidentes e mortes devido ao mau uso”, finalizou.

Mais sobre o Projeto

Nesta edição, ao todo, mais de 400 alunos de escolas das redes municipal e estadual de Ijuí e Santa Rosa se integraram nas atividades. Muitos são os desafios quando o tema energia elétrica é abordado, porém cabe ressaltar que a apropriação dos conceitos e impactos de sua utilização no dia a dia é importante. Como ferramenta para tal apropriação dos conteúdos, o Projeto atuou nas seguintes linhas: desenvolvimento social e sustentabilidade, gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. Para a concretização do projeto, o tema foi baseado em: consumo consciente da energia elétrica, uso seguro das instalações elétrica e resíduos tecnológicos. Os objetivos foram executar atividades de formação de professores do ensino fundamental (professores do terceiro ano e professores do nono ano de ciências, português e matemática), das escolas de Ijuí e Santa Rosa, visando demonstrar a relação da energia elétrica com os conceitos estudados em sala de aula. Depois da formação dos professores, os alunos passaram por atividades e campanha educativa, com a finalidade de disseminar os temas do projeto. Em paralelo as atividades nas escolas, também foi proposta uma campanha educativa junto ao comércio e entidades sociais e individuais que zelam pela correta aplicação da logística reversa, dos municípios, visando a disseminação dos conceitos sobre logística reversa e pós-consumo de resíduos tecnológicos. Com o projeto Energia Amiga se busca a consolidação da construção de uma relação entre academia e sociedade, a qual busca alcançar o desenvolvimento regional, apontando problemas e potencialidades.