Seminário de extensão busca qualificar as ações da Universidade na área - Unijuí

Seminário de extensão busca qualificar as ações da Universidade na área

Se engana quem pensa que a vida de universitário se resume ao aprendizado em sala de aula. A Unijuí acredita em uma graduação que transcende fronteiras, por isso proporciona aos estudantes o acesso a grupos de estudo, de pesquisa, iniciações científicas e também de extensão.

Nesta quarta-feira, 04, a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí promoveu o Seminário de Extensão para estudantes bolsistas dos projetos de Extensão da Universidade. Realizado no Centro de Eventos, o seminário também contou com a participação da Reitora, professora Cátia Maria Nehring.

A Extensão Universitária é a ação da Universidade junto à comunidade, que possibilita o compartilhamento do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na Instituição. É a articulação do conhecimento científico com as necessidades da comunidade onde a universidade está inserida, interagindo e transformando a realidade social.

De acordo com o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, momentos como esse são pensados para garantir a formação de cada estudante na atuação qualificada por meio dos projetos. O professor comandou as atividades da manhã explicando sobre as perspectivas e desafios para o ano de 2020. Na parte da tarde foi realizada uma oficina, ministrada pela jornalista da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Talita Mazzola, sobre como utilizar o vídeo como uma ferramenta para potencializar os trabalhos.

Mais sobre a Extensão na Unijuí

A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local. A atividade de extensão universitária aponta potencialidades e problemas que poderão ser aprofundados na pesquisa e trabalhados por quadros profissionais preparados pelo ensino. Estas atividades incluem ações de cunho educacional, sociocultural, artístico e tecnológico, realizadas de forma sistemática e continuada. Além disso, a Universidade incentiva os projetos de extensão pela concessão de bolsas para estudantes, realização de convênios com instituições e entidades comunitárias e produção de materiais para divulgação do conhecimento, dentre outros.