Projeto Diálogos realiza ações de prevenção e enfrentamento à violência de gênero - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto Diálogos realiza ações de prevenção e enfrentamento à violência de gênero

             

Mesmo enfrentando as questões relacionadas isolamento social em virtude da pandemia da covid-19, o Projeto de Extensão “Diálogos: tecendo vidas sem violência de gênero”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado - em Direitos Humanos da Unijuí, tem se reinventado e se adaptado para participar de diversas ações de prevenção e enfrentamento à violência de gênero, junto à Rede de Proteção à Mulher de Ijuí e as instituições parceiras do Fórum Permanente da Mulher de Ijuí.

As ações do Projeto, com o objetivo de difundir o conhecimento acerca dos Direitos Humanos e dos Estudos em Gênero para além dos muros da academia, buscam promover a justiça e a educação para a igualdade de gênero; realizar ações de enfrentamento à violência de gênero, atuando na assistência, proteção e empoderamento de mulheres e sujeitos vítimas destas formas de violência. Deste modo, objetiva contribuir para a construção e perpetuação de uma cultura de não violência, que supere o patriarcalismo e o machismo estrutural e a histórica desigualdade de gênero de nossa sociedade.

Durante a Pandemia, o Projeto tem mantido sua atuação junto às instituições públicas e da sociedade civil. Além de participar das reuniões regulares da Rede de proteção à Mulher e do Fórum Permanente da Mulher, que tem atendido e encaminhado às demandas mais urgentes com relação ao tema, pode-se elencar as seguintes ações: 

  • No dia 16 de junho, a prof. Dra. Joice Nielsson, representou o Projeto em uma atividade formativa realizada em parceria com a PBW - Associação de Mulheres de Negócio de Ijuí, destacando e articulando ações que poderiam ser realizadas nos estabelecimentos comerciais para auxiliar no combate à violência de gênero.

  • No dia 22 de julho, a prof. Joice representou o Projeto e a UNIJUÍ na cerimônia de assinatura da Lei Municipal n 6.887/2019 que instituiu a Política Pública Municipal de Justiça Restaurativa no Município de Ijuí. Esta lei é considerada uma conquista da comunidade e para o Projeto Diálogos, que utiliza práticas restaurativas em muitas de suas ações no âmbito dos Grupos Reflexivos em Gênero com mulheres e homens envoltos em situação de violência doméstica. 

  • No dia 11 de agosto, o Projeto esteve presente no lançamento da “Campanha Máscara Roxa”, uma iniciativa coordenada pelo Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesPorElas/HeForShe, da ONU Mulheres. Através da campanha, mulheres vítimas de violência doméstica poderão denunciar casos de agressões nas farmácias que tiverem o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, durante o período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, bastando para isso pedirem, aos atendentes dos estabelecimentos uma máscara roxa. 

  • No dia 17 de agosto, a prof. Joice, juntamente com alunas bolsistas e voluntárias, participou de uma atividade formativa junto ao Curso de Graduação em Enfermagem da UNIJUÍ, abordando questões de educação em gênero e prevenção à violência.

  • E por fim, no último dia 19 de agosto, a coordenadora do Projeto, esteve presente na Aula Aberta – Agosto Dourado, promovida pelo Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa e pela Residência Multiprofissional em Saúde da UNIJUÍ, dialogando sobre Direitos e Garantias de Mulheres Gestantes e Puérperas no Brasil.

As ações prosseguirão durante o segundo semestre de 2020, mantendo respeito ao isolamento social, mas visando trabalhar em parcerias com instituições da comunidade para garantir apoio às mulheres e crianças vítimas de violência. Todas estas atividades se mostram relevantes na medida em que em tempos de isolamento social, os índices de violência doméstica têm aumentado em grande parte dos municípios brasileiros. Neste sentido, é necessário que se intensifiquem ações de enfrentamento, e que toda a comunidade reflexiva sobre a necessidade de não tolerância com esta prática.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.