Unijuí integrou a organização do 1° Fórum de Estudantes Extensionistas da região sul do país - Unijuí

Nesta semana, na quarta, dia 14, e quinta, dia 15, foi realizado o 1° Fórum de Estudantes Extensionistas - Forext - Câmara Sul, evento organizado pela Univille (SC), Unijuí e UPF, de forma online. O evento foi vinculado ao Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias.

O evento foi construído para se discutir os fundamentos teóricos e metodológicos da extensão crítica. Dessa forma, foram debatidos quatro eixos temáticos relacionados a esse campo de estudo, sendo eles: “Extensão e Ciência”, “Universidade Comunitária, Extensão e Responsabilidade Social”, “Protagonismo Estudantil” e “Mundo Pós Pandemia - o advento de uma nova universidade”. Além de incentivar, cada vez mais, o fortalecimento da extensão universitária como ferramenta na promoção da melhoria da qualidade de vida da comunidade. O evento contou com 256 inscrições 121 apresentações de trabalhos.

Na programação do evento também foram realizados debates sobre a atuação dos estudantes em ações de extensão, além de definições para as próximas atividades do Fórum.

Segundo a professora Carolina Raduns, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) da Unijuí, e uma das organizadoras do evento. “O protagonismo na organização do evento foi dos estudantes extensionistas das três instituições envolvidas”, observa.