Traças Digitais incentiva a busca pela literatura - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Traças Digitais incentiva a busca pela literatura

O Projeto de Extensão Traças Digitais, da Unijuí, está trazendo uma nova visão sobre a literatura, com discussões ligadas aos campos da linguagem, história, geografia e demais disciplinas, como a tecnologia. Coordenado pelo professor do curso de Letras - Português e Inglês, Anderson Amaral de Oliveira, o projeto é desenvolvido desde 2019 na Universidade, com uma abordagem interdisciplinar. Por meio dele, são realizadas gravações de audiolivros para as comunidades interna e externa, visando o processo de formação de letramento. O projeto de extensão auxilia na formação do público leitor e na disponibilização de obras literárias e clássicas. Além disso, o projeto conta com a oferta de obras literárias para cegos. Já os professores e acadêmicos agregam conhecimento por meio da produção deste material. 

Segundo o coordenador do projeto, os próximos objetivos são de intensificar a divulgação do projeto para adquirir novos seguidores e ampliar o número de escolas participantes. “É importante falar sobre o projeto para que as pessoas consigam conhecer e ter contato com o ‘Traças Digitais’. Atualmente estamos com uma outra vertente, que é a de gamificação. No ano passado, produzimos para o Salão do Conhecimento um jogo de narrativas inédito, inspirado no filme interativo Black Mirror: Bandersnatch, no qual os ouvintes escolhem o final da narrativa. Fizemos uma experiência chamada Bandersnatch Acadêmico, onde os alunos realizaram uma simulação em áudio da experiência acadêmica, desde a entrada à universidade até a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O ouvinte vai escolhendo quais caminhos vai traçar no universo da graduação”, explica o professor.

Além disso, o projeto possui, em seu canal do Youtube, a playlist “Universo das Tracinhas”, voltado para histórias infantis. 

Saiba mais sobre o projeto acessando o canal do Traças Digitais no Youtube. Toda semana são compartilhados conteúdos no canal. 

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí.





Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.