Alunos e professores assumem protagonismo no Projeto de Extensão Feiras de Matemática - Unijuí

Desde 2016, a Unijuí vem se destacando com o Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Rio Grande do Sul, coordenado pelo professor Peterson Cleyton Avi. Resultado de uma parceria entre a Universidade, 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), redes municipal e particular de ensino, o projeto configura-se num processo educativo científico-cultural, que alia vivências e experiências, da qual podem participar, na condição de expositores, alunos matriculados na Educação Básica, Educação Superior e Educação Especial, além de professores e membros da comunidade.

Por meio de uma feira anual, o projeto de extensão socializa trabalhos que são desenvolvidos durante o ano letivo em escolas públicas e privadas. A 1ª Feira Regional de Matemática do Rio Grande do Sul aconteceu na Unijuí em 2017, onde foram expostos 81 trabalhos. No ano seguinte, através de uma parceria com o Instituto Federal Farroupilha, foi realizada em Panambi a segunda edição do evento, com exposição de 97 trabalhos. Já em 2019, em Santa Rosa, ocorreu a 1ª Feira Regional de Matemática, que contou com a socialização de 47 trabalhos.

“Antes do projeto existir, eram construídos ótimos trabalhos nas escolas, porém, não se tinha a chance de socializá-los. A feira dá essa oportunidade e tem como princípio a valorização dos alunos e professores. Eles são os protagonistas”, afirmou o professor.

A Feira de Matemática gira em torno do reconhecimento do professor e de processos de ensino e de aprendizagem em Matemática, que têm a pesquisa como um dos princípios norteadores, e visam o letramento matemático por meio de competências relacionadas ao raciocínio, à comunicação, à representação e à argumentação em Matemática.

Conheça mais sobre o projeto neste link.

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí