Comunicação e empreendedorismo são trabalhados nas escolas em Projeto de Extensão - Unijuí

Com mais de 40 educandários atendidos, o Projeto de Extensão Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola, da Unijuí, orienta-se pela educomunicação, que trabalha com princípios baseados na educação, comunicação e nas tecnologias que são empregadas para o ensino. Mas, a partir das mudanças ocorridas na sociedade durante os últimos anos, outra área importante acabou se integrando ao projeto: a de gestão amparada aos princípios do empreendedorismo.

Desde 2008, o projeto tem como parceiras as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e Secretarias Municipais de Educação pertencentes às regiões de abrangência dos quatro campi da Universidade: Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. O projeto é desenvolvido em escolas municipais e estaduais.

Segundo a coordenadora, professora Rúbia Schwanke, os alunos participam do projeto realizando oficinas voltadas às áreas da  comunicação, administração e também das finanças. “São implantadas rádios educativas nas escolas, onde um grupo de alunos e professores trabalha em todo processo de comunicação, educação e introdução destas tecnologias. O empreendedorismo é valorizado a partir da realização de oficinas, voltadas para as finanças, tanto pessoais quanto da própria escola, e também no desenvolvimento do olhar empreendedor”, explica a educadora.

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí

Saiba mais: