Projeto de Extensão auxilia jovens no desenvolvimento computacional - Unijuí

Projeto de Extensão auxilia jovens no desenvolvimento computacional

O Projeto de Extensão Programe o seu Futuro, da Unijuí, coordenado pelo professor Marcos Cavalheiro, parte de um trabalho conjunto entre a Universidade, escolas públicas e privadas. Ele surge na perspectiva de gerar uma mudança de paradigma, despertando nos estudantes, além da busca pelo conhecimento matemático e tecnológico, o espírito empreendedor.

A iniciativa está em desenvolvimento há um ano na Universidade, possibilitando aos alunos a realização de projetos voltados à sociedade e a soluções de problemas verdadeiros. Atualmente, as oficinas são realizadas no formato online. O projeto é formado por professores que discutem e definem a linha de ação a ser adotada, considerando os conteúdos a serem abordados, a metodologia e plataformas que serão utilizadas. Em sequência são ajustadas as atividades dos bolsistas que vão viabilizar a troca de conhecimento por meio de oficinas com os estudantes integrantes do projeto.

Segundo o coordenador, o projeto é importante para a comunidade na medida em que leva para os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio os conhecimentos que consolidam o pensamento computacional e instiga o olhar empreendedor. “O pensamento computacional é fundamental para a sociedade atual, seja nas suas relações sociais ou de trabalho. Esse aprimoramento da lógica, por parte dos estudantes, é inevitavelmente expandido para o seu círculo familiar, retroalimentando uma espiral de conhecimento. Em outras palavras, além de ajudar os estudantes, deixando-os mais preparados para os novos desafios do trabalho, ajuda o círculo familiar na percepção das mudanças tecnológicas que os rodeiam”, explicou Marcos.

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí

Confira mais sobre o projeto: