Projeto de Extensão Melhoria da Eficiência Leiteira avalia resultados e define ações em propriedades - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto de Extensão Melhoria da Eficiência Leiteira avalia resultados e define ações em propriedades

Na última sexta-feira, dia 4 de junho, a equipe do Projeto de Extensão Melhoria da Eficiência Leiteira em Unidades de Produção na Microrregião de Ijuí – Projeto Piloto da Unijuí, esteve reunida com o agricultor Matheus Prochnow, participante do projeto, para restituição do trabalho desenvolvido e discussão dos resultados com foco no planejamento da unidade de produção e definição de ações futuras. A sua propriedade está localizada na Linha 8, interior do município.

“O projeto busca criar formas e instrumentos de intervenção e assessoramento técnico e gerencial aos produtores por meio de docentes, técnicos e estudantes, a partir de um projeto de melhoria da eficiência leiteira em unidades de produção. Também busca fornecer subsídios para políticas de desenvolvimento e competitividade na bovinocultura de leite, com viabilidade econômica”, explicou a coordenadora do projeto, professora Luciane Martins, que atua ao lado dos professores Nilvo Basso e Angélica de Oliveira Henriques.

Baseado nos objetivos que os agricultores possuem sobre a produção leiteira em suas unidades de produção, o Projeto de Extensão alia conhecimentos técnicos das áreas de agronomia, veterinária e gestão rural no desenvolvimento de ações que buscam alcançar seus objetivos de forma responsável e sustentável.

De acordo com Luciane, cinco unidades de produção leiteira estão sendo acompanhadas na microrregião de Ijuí. O projeto, como lembra, enquadra-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “Consumo e produção responsáveis”.

“Com as ações do projeto orientamos para que a atividade leiteira tenha custos de produção menores e mais conscientes, assim como orientamos para que a produção do leite, um alimento tão rico e importante, seja realizada com responsabilidade e qualidade sanitária”, explicou a docente.

Nesta quinta-feira, dia 10, uma nova reunião para restituição e programação das ações será realizada com outro produtor rural.



Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.