Lançado o 4º Concurso Energia Amiga de Redação e Desenho - Unijuí

Lançado o 4º Concurso Energia Amiga de Redação e Desenho

Energia elétrica e logística reversa” é o tema do 4º Concurso Energia Amiga de Redação e Desenho, promovido pelo Projeto de Extensão Energia Amiga da Unijuí, em parceria com a Ceriluz. A competição é voltada aos estudantes do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas, pertencentes às regiões de abrangência da 17ª e 36ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), que têm suas sedes nos municípios de Santa Rosa e Ijuí, respectivamente.

Já com inscrições abertas, o concurso tem o intuito de incentivar os estudantes a pensarem sobre cidades e comunidades sustentáveis, a partir da redução do impacto ambiental, com especial atenção ao sistema energético e resíduos tecnológicos. Alunos do 1º ao 5º Ano podem participar com desenhos, enquanto que estudantes do 6º ao 9º Ano podem se inscrever com redações. O prazo encerra-se no dia 12 de julho e as regras para o concurso estão disponíveis em www.projetos.unijui.edu.br/energiaamiga.

Desde o início do projeto, temos como proposição a realização de um concurso. E neste ano não seria diferente. Os alunos terão um prazo para elaborar suas redações e desenhos, e para inscrever suas produções. A comunidade também participará, escolhendo os melhores trabalhos, que farão parte de um livro. Nas duas primeiras edições, este livro foi físico e, no passado, publicado de forma digital. Mas, neste ano, voltamos com a edição impressa”, explicou a coordenadora do Projeto Energia Amiga, professora Carolina Radüns.

Realizado de forma online neste ano, em razão da pandemia de covid-19, o Projeto de Extensão conta com o envolvimento de 20 escolas, 53 turmas, 38 professores e 1.021 estudantes. A iniciativa visa disseminar o conhecimento sobre energia e segurança no uso da eletricidade aos alunos das escolas de Ijuí e região, aproximando, assim, os conceitos teóricos de eletricidade com a vivência diária e o uso da energia, bem como demonstrar os riscos intrínsecos ao uso dela.

Confira a live na íntegra: