Estudantes vão aprender a desenvolver jogo durante o Ciência para Todos - Unijuí

Estudantes vão aprender a desenvolver jogo durante o Ciência para Todos

Formação será realizada pelo Projeto de Extensão Meninas Digitais na Computação

Entre os dias 5 e 9 de julho, durante o Ciência para Todos Unijuí 2, o Projeto de Extensão Meninas Digitais na Computação estará promovendo uma formação aos estudantes, voltada ao desenvolvimento de aplicativos com scratch - uma linguagem de programação baseada em blocos, que tem o objetivo de ensinar a lógica de programação através de jogos, animações e histórias. O Ciência para Todos é uma promoção da Fidene/Unijuí e conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

“Teremos uma série de vídeos que vão guiar os alunos no desenvolvimento de um jogo. Em cada um deles, os participantes estarão evoluindo e implementando novas funcionalidades”, explicou o coordenador do projeto de extensão, professor Edson Luiz Padoin.

Os vídeos podem ser conferidos no canal da Unijuí no Youtube, sempre às 10h, de segunda a sexta-feira. Os estudantes terão a introdução à ferramenta na segunda-feira; criação do primeiro protótipo na terça; adição de funcionalidades na quarta e quinta-feira; e finalização do jogo avançado na sexta-feira.

O Projeto de Extensão nasceu em 2019, quando a Unijuí se inseriu como apoiadora e multiplicadora do projeto Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O objetivo da iniciativa é despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio e dos Anos Finais do Ensino Fundamental pela área da tecnologia, e em especial de mulheres, que são minoria no ramo da Computação.

Para conferir a programação completa do Ciência para Todos, e demais projetos que participam da Mostra Científica Virtual, acesse bit.ly/cienciasparatodos. Pelo mesmo endereço, é possível que escolas se inscrevam em oficinas realizadas pelo Salão do Conhecimento, até o final deste mês.