Alunos podem participar do Desafio MathGo no Ciência para Todos - Unijuí

Alunos podem participar do Desafio MathGo no Ciência para Todos

Desafio de matemática será lançado pelo Projeto de Extensão AppGo

Foto realizada antes da pandemia

Alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, que gostam de matemática, não poderão perder o Ciência para Todos Unijuí 2. Isso porque durante o evento, que acontece de 5 a 9 de julho, acontecerá o 2º Desafio MathGo, lançado pelo Projeto de Extensão AppGo: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais. O Ciência para Todos é promovido pela Fidene/Unijuí, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Conforme explica a coordenadora do projeto, professora Barbara Gündel Mendonça, o desafio será lançado na segunda-feira, às 10h30. Os alunos vão acessar o aplicativo, selecionar o modo jogar e responder às questões, dentro de um banco com mais de 1,5 mil perguntas. Quanto maior a pontuação, mais o estudante sobe no ranking e fica próximo de ser um dos três vencedores, que serão conhecidos na sexta-feira, às 15h30. Tanto os vencedores, quanto às escolas a que pertencem, receberão medalhas e troféus.

“De segunda a quinta-feira, às 10h30, estaremos explicando como funcionam os aplicativos MathGo e PortGo, e falando sobre o desafio. Também teremos a professora Taíse Possani dando dicas aos alunos do Ensino Médio sobre como interpretar textos”, explicou a professora.

Já no turno da tarde, de segunda a quinta-feira, às 14h, será aberto um espaço de interação com estudantes e professores. O projeto também participa na quarta-feira à noite, às 19h45, com informações sobre os aplicativos.

“Dentro do projeto, temos dois aplicativos: o MathGo e o PortGo - este último direcionado ao estudo da Língua Portuguesa. Recentemente desenvolvido, o PortGo já está em funcionamento, embora ainda esteja sendo carregado com questões”, reforçou a professora.

Para conferir as atividades do Projeto de Extensão AppGo, assim como de outros projetos que farão parte da Mostra Científica Virtual, basta acessar o canal da Unijuí no Youtube. A programação completa do Ciência para Todos está disponível em bit.ly/cienciasparatodos. O evento busca promover ações de divulgação, educação e popularização da ciência para a comunidade regional, em especial para professores e estudantes da Educação Básica ao Ensino Superior.