Projeto de Extensão Prematuros atua alinhado a ODS - Unijuí

Projeto de Extensão Prematuros atua alinhado a ODS

Na última semana, o Projeto de Extensão Prematuros: Prevenção, Apoio e Cuidado, da Unijuí, realizou uma atividade para discutir com os estudantes o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e de que forma as ações do projeto estão interligadas a essa iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).

Estabelecidos em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento compõem uma agenda mundial para construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030. A agenda contempla um plano de ação internacional para o alcance de 17 objetivos, desdobrados em 169 metas, que abordam diversos temas para o desenvolvimento humano em cinco perspectivas: pessoas, planeta, prosperidade, parcerias e paz.

O Projeto de Extensão Prematuros está vinculado ao Objetivo 3 – Saúde e Bem-estar, que propõe assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Este objetivo incentiva comportamentos saudáveis entre seus públicos e melhora o acesso de seus colaboradores aos cuidados com a saúde – o que vai ao encontro da iniciativa realizada na Unijuí.

Conforme explica a coordenadora, professora Amanda Schöffel Sehn, o projeto tem como público-alvo prematuros nascidos no município de Ijuí. Também são realizadas ações de prevenção à prematuridade. Estudantes e professores de diferentes cursos realizam o contato com as famílias de bebês prematuros, após a alta hospitalar, para oferecer orientações relacionadas à prematuridade e realizar a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor do bebê.