Projeto alia Cinema e Direitos Humanos, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Unijuí

Foi com o intuito de integrar a Universidade à comunidade e promover espaços para discussão sobre educação e Direitos Humanos, que surgiu o Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos na Unijuí, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos. A peça-chave do projeto, que acontece desde 2015, com formalização em 2018, é o uso da linguagem cinematográfica para produção de conhecimento entre estudantes e comunidade.

Os estudantes vinculados ao projeto são responsáveis pela captação de demandas do público, relacionadas às temáticas a serem abordadas, e pela condução de debates, organização de sessões e divulgação das atividades do projeto. “Com isso, estudantes e professores são constantemente instigados a promover a pesquisa científica, capaz de compreender a realidade e propor novas ações e políticas públicas que visem a melhoria das condições de vida, o desenvolvimento e a construção de meios para a efetivação dos direitos humanos e da cidadania,” explica o professor coordenador do projeto, Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth.

Segundo o docente, a salvaguarda e a promoção da cultura são fins em si mesmas e, ao mesmo tempo, contribuem de forma direta para muitos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU) - a exemplo do ODS 5 - Igualdade de Gênero; ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 10 - Redução das Desigualdades; e ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis. “Os benefícios indiretos da cultura resultam de implementações culturalmente conscientes e efetivas dos Objetivos de Desenvolvimento”, reforça Maiquel.

O professor completa que as  vivências e ações auxiliarão nos conhecimentos teóricos trabalhados em sala aula e na própria pesquisa. “O envolvimento dos graduandos, mestrandos e doutorandos no projeto permite que eles conheçam distintas realidades e que participem - até mesmo de forma propositiva, de ações que objetivam a emancipação do público atendido, por meio da sensibilização para uma reflexão crítica acerca dos Direitos Humanos pela linguagem cinematográfica,” comenta.

Em  2020, o projeto recebeu verba oriunda do Edital do Concurso Cultural nº 04/2020 - “Culturas Diversificadas”, do Poder Executivo de Ijuí - Lei de Emergência Cultural e, com isso, sessões foram realizadas com a participação de atores/atrizes e diretores(as) de filmes nacionais, possibilitando a discussão de temáticas relacionadas aos Direitos Humanos.

Atualmente, como lembra o professor, o projeto está organizando a Mostra do “Circuito Difusão”, a fim de disseminar a cultura dos Direitos Humanos e democratizar o acesso à cultura por meio de obras cinematográficas, promovida através do Instituto Cultura em Movimento.

Para acompanhar as atividades do projeto no Facebook, acesse facebook.com/cinemadh. No Instagram, as atividades podem ser acessadas em @cinema.unijui.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí