Projeto de Extensão promove bate-papo sobre Saúde Bem-Estar e Educação - Unijuí

Projeto de Extensão promove bate-papo sobre Saúde Bem-Estar e Educação

Com o intuito de promover uma discussão a respeito da temática Saúde, Bem-Estar e Educação: Inserção da Pessoa com Deficiência nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ocorreu na última segunda-feira, dia 30 de agosto, um bate-papo online promovido pelo Projeto de Extensão Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Unijuí. O evento contou com a  participação de estudantes, professores e parceiros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Ijuí (Comped), Unijuí Saúde e Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual - CER III/ Unir da Unijuí, além de outros participantes. Ao todo, haviam 65 pessoas conectadas e interagindo pela plataforma Google Meet.

O Projeto de Extensão Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência existe desde 2019 e, neste momento, encontra-se na sua segunda edição. Trata-se de uma iniciativa alinhada ao Programa de Atenção à Saúde, segundo a Política e Diretrizes de Extensão da Unijuí, tendo como objetivo desenvolver ações de atenção à saúde da pessoa com deficiência, através da atuação interdisciplinar de equipe multiprofissional. O evento proposto está alinhado ao ODS 3 - Saúde e Bem-Estar e ODS 4 - Educação de Qualidade.

De acordo com a professora e coordenadora do projeto, Karina Ribeiro Rios, tais parcerias foram firmadas com o objetivo de debater a mesma temática, fortalecendo os pontos de atenção da rede de cuidados à saúde da pessoa com deficiência, unindo  serviços para que exista um fluxo mais orgânico de informações. Além disso, os objetivos apresentados aproximam os estudantes da comunidade e auxiliam a avançar na produção de pesquisa.

Durante o bate-papo, foram discutidas questões ligadas à saúde, bem-estar, inclusão e as lacunas que são vistas na sociedade. O debate foi conduzido pelos professores e estudantes bolsistas, a partir da apresentação da produção para o Salão do Conhecimento da Unijuí, contando com a interlocução dos convidados e também de participantes. “O comprometimento dos extensionistas, em especial, dos nossos bolsistas, é algo incrível. São profissionais que farão a diferença em suas áreas de atuação: são criativos, dinâmicos e sensíveis, que estão se permitindo forjar de uma forma diferente do tradicional”, finaliza a professora.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí