Unijuí promoverá Simpósio de Envelhecimento Humano - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí promoverá Simpósio de Envelhecimento Humano

Acontece de 27 a 30 de setembro, o I Simpósio de Envelhecimento Humano na Unijuí, alusivo ao Dia Internacional do Idoso, 1º de outubro. O encontro será de forma virtual, através do canal da Universidade no Youtube, e será promovido pelo Projeto de Extensão Educação em Saúde, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (Comui), Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Hospital Bom Pastor e Unimed Noroeste/RS 

A programação terá início no dia 27 de setembro,  às 9h, com palestra sobre “A importância do olhar multiprofissional no envelhecimento”, ministrada pela enfermeira, coordenadora do Serviço de Medicina Preventiva na Unimed Noroeste/RS, Marciléia Bortolini Buligon. Dando sequência, às 10h, o bate-papo é sobre “Alterações fisiológicas da pele no envelhecimento: cuidados da enfermagem”, com a enfermeira do Hospital de Caridade de Ijuí, Elisangela Oleinickzak. No turno da tarde, a partir das 14h, serão debatidos “Os elementos de longevidade das Blue Zones'', pela gerente de Atenção à Saúde da Unimed Noroeste/RS, Analice Pimentel Koch. 

No dia 28, a partir das 9h, haverá o “Talk show: Direitos dos Idosos e Fundo Municipal do Idoso”, ministrado pelo assistente social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e representante do Comui, Claudio Everaldo dos Santos. Na sequência, o assunto a ser debatido é o “Consumo na melhor idade: o que você precisa saber”, pelas professoras extensionistas do Projeto de Extensão Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas adequadas de resolução e tratamento, da Unijuí, Francieli Formentini e Eliete Vanessa Schneider. Às 14h, inicia-se a palestra sobre  “Nutrição e saúde óssea”, com a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição, professora Adriane Huth. E às 15h, sobre “O idoso consumidor: como auxiliá-lo?”, ministrado pelas professoras Francieli Formentini e Eliete Vanessa Schneider.

Na noite do dia 28, haverá o bate-papo sobre “Atenção ao Idoso Pós-covid”, com o médico do Hospital Bom Pastor, Guilherme Pimentel Wolf, e a fisioterapeuta do Hospital Bom Pastor, Fernanda Dallazen Sartori. 

Dando continuidade às atividades, no dia 29, às 9h,  o “Talk show: Envelhecimento e doença de Alzheimer”, com a enfermeira, coordenadora do curso de Enfermagem, professora Marinez Koller Pettenon, e a fisioterapeuta, docente na Unijuí, Evelise Moraes Berlezi. No turno da noite, o início será às 19h30, com a temática “Atenção ao Idoso Pós-covid”, pelo médico Guilherme Pimentel Wolf e a fisioterapeuta Fernanda Dallazen Sartori. Às 20h30, o assunto é “Demências e depressão no idoso”, pelo docente na Unijuí e médico do Hospital Bom Pastor, Bruno Guidolin. 

Finalizando o evento, no dia 30, no turno da manhã, “O cuidado como uma relação humana: quem vai cuidar de nossos pais?” é assunto de debate, apresentado pela professora Marinez Koller Pettenon. Na parte da tarde, o assunto será  “Nutrição como fator de prevenção e tratamento da hipertensão”, pela  professora Adriane Huth. Encerrando o simpósio, às 15h, a temática a ser debatida será a  “Nutrição no envelhecimento”, pela nutricionista, docente na Unijuí, Cristiane Girotto Reips. 

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.