Simpósio contou com série de debates sobre envelhecimento humano - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Simpósio contou com série de debates sobre envelhecimento humano

O I Simpósio de Envelhecimento Humano, alusivo ao Dia Internacional do Idoso, aconteceu de 27 a 30 de setembro e foi transmitido de forma virtual, através do canal da Unijuí no Youtube. O evento foi promovido pelo Projeto de Extensão Educação em Saúde da Unijuí, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (Comui), Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Hospital Bom Pastor e Unimed Noroeste/RS.

Durante o simpósio, algumas temáticas foram tratadas, como nutrição e saúde óssea e atenção ao idoso pós-covid. Já no encerramento, a Nutrição no Envelhecimento foi pauta do bate-papo, a cargo da nutricionista, docente na Unijuí, Cristiane Girotto Reips. Conforme apresentou a professora, qualquer pessoa a partir dos 60 anos de idade é considerada idosa, segundo seu envelhecimento fisiológico, mas isso não a impede de ser ativa socialmente e intelectualmente. 

Conforme a nutricionista, para se ter um envelhecimento saudável é necessário levar em consideração alguns aspectos, como atividade física, atividades sociais, educação, incentivo à memória, às relações cognitivas e situações financeiras, genética, situações de estresse e nutrição. “A nutrição é um dos fatores centrais para a promoção da saúde e qualidade de vida do indivíduo. Um padrão alimentar equilibrado proporciona melhor condição de saúde, contribui diretamente para a prevenção e controle das principais doenças que acometem os idosos”, explica Cristiane. 

Para a professora Adriane Huth, coordenadora do curso de Nutrição e integrante da comissão organizadora, o evento foi importante em vários aspectos: primeiro, por colocar o projeto de extensão em destaque e garantir a inserção das comunidades interna e externa nos debates. Também, por permitir que profissionais de diferentes áreas participassem, a exemplo das equipes que integram as instituições e entidades parceiras. “Lembrando que quem perdeu os debates ao vivo pode acessar os vídeos no canal da Unijuí no Youtube”, lembrou a professora. 

A comissão organizadora também foi integrada pelas professoras Angélica Cristiane Moreira, coordenadora do Projeto de Extensão Educação em Saúde e do curso de Farmácia; Marinez Koller Pettenon, coordenadora do curso de Enfermagem; e Daniela Zeni Dreher, professora do curso de Fisioterapia.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.