Concurso Energia Amiga revela os vencedores em redação e desenho - Unijuí

Concurso Energia Amiga revela os vencedores em redação e desenho

A quarta edição do Concurso Energia Amiga teve seus vencedores divulgados. O anúncio ocorreu de forma online, pelo canal do projeto no YouTube, e contou com a participação das professoras Caroline Radüns, Taciana Paula Enderle e Taíse Neves Possani. Também esteve presente o jornalista e assessor de comunicação da Ceriluz, Vilson Wagner.

O tema da 4ª edição do Concurso de Redação e Desenho do Projeto de Extensão Energia Amiga foi Logística Reversa e Energia Elétrica. O tema está diretamente relacionado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente com o Objetivo 7, Energia limpa e acessível, e o Objetivo 11, Cidades e comunidades sustentáveis.

O desenho vencedor foi feito pela estudante da Escola Municipal Fundamental David Canabarro de Ijuí, Anna Luísa Borré Foletto. Já a redação que tirou o primeiro lugar foi elaborada pela aluna Ritieli Vitória Maciel dos Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita, de Santa Rosa.

Neste ano, foram inscritos 139 desenhos e 30 redações, elaboradas por alunos das escolas dos municípios que são abrangidos pela 17ª e 36ª Coordenadorias Regionais de Educação. Os estudantes que participaram e inscreveram seus desenhos são do 1º ao 5º Ano e os que desenvolveram as redações são do 6º ao 9º Ano.

Os integrantes do projeto fizeram uma avaliação preliminar e escolheram 15 projetos que foram para votação aberta no site do projeto, outros 15 foram escolhidos pelos próprios integrantes. Os 15 desenhos e textos que foram para votação no site obtiveram, em conjunto,  4965 votos.

Além do apoio, desde o início do projeto, por parte da Ceriluz, este ano o Energia Amiga teve o auxílio do Sicredi, a partir do Programa Empreender para Transformar (PET).

O concurso publicou um livro contendo os desenhos e as redações. O livro está disponível no site da editora Unijuí e vai ser publicado de forma impressa ainda neste ano. Confira o evento na íntegra neste link.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí