Comunidade contou com serviços da Unijuí no Dia da Cidadania - Unijuí

Comunidade contou com serviços da Unijuí no Dia da Cidadania

A Unijuí participou com diversas atividades, realizadas pelos seus cursos e projetos de extensão, do Dia da Cidadania, promovido no último sábado, 16 de outubro, junto ao Parque da Pedreira. O evento foi organizado pelo Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo  (Smcet).

“O Dia da Cidadania foi um sucesso. Contamos com mais de 600 pessoas, vindas dos bairros Thomé de Souza e Pindorama”, comentou a coordenadora da Estação Cidadania, Simone Batezini Friederichs. “A participação da Unijuí foi imprescindível. A comunidade ficou muito feliz com o que foi ofertado”, reforça.

Dentre as atividades realizadas, estiveram as visitas a residências, realizadas pelo Projeto de Extensão Energia Amiga, para orientação sobre o uso do sistema de aquecimento de água e coleta de resíduos eletroeletrônicos e pilhas. O Projeto de Extensão Educação em Saúde promoveu atividades como circuito com as crianças, ação de prevenção ao câncer de mama e orientações sobre nutrição. Enquanto isso, o Projeto de Extensão Gestão Social e Cidadania realizou atendimento para regularização do CPF e dos MEIs.

O curso de Direito participou com o Escritório Modelo e os Projetos de Extensão Regularização Fundiária Urbana: direito social à moradia digna, Cidadania para todos e Conflitos sociais e direitos humanos: alternativas adequadas de tratamento e resolução, com ações do Balcão do Consumidor, oficinas interativas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e atendimento jurídico. O Projeto de Extensão AppGo orientou sobre o uso dos aplicativos PortGo - voltado ao ensino da Língua Portuguesa e MathGo - dedicado ao estudo da matemática. E o Projeto de Extensão Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência divulgou os serviços prestados pelo Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual - CER III/Unir da Unijuí e realizou um circuito interativo com a comunidade.

A Escola Fazenda - IRDeR também realizou a doação de 50 mudas de árvores nativas.

“Avaliamos o evento de forma muito positiva. Entendemos que foi importante, tanto para a comunidade, que pode conhecer muitas das atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão da Unijuí, como também para estudantes e professores, que sempre aprendem na interação com as pessoas que visitam as diferentes estações de socialização do conhecimento. Aproveito para agradecer a parceria da Prefeitura Municipal e à coordenadora Simone Friederichs, que abriram as portas do Parque para fortalecer nosso trabalho nessa região da cidade. Em 2022, planejamos intensificar a relação com a comunidade próxima ao Parque da Pedreira”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González.