Projeto Traças Digitais da Unijuí participa de atividades da Feira do Livro de Santa Rosa - Unijuí

O Projeto de Extensão Traças Digitais, da Unijuí, realiza atividades dedicadas à formação de leitores, especialmente professores e estudantes. Na última semana, com a realização da 16ª Feira do Livro de Santa Rosa, participou de sua primeira atividade de caráter público, com o objetivo de potencializar suas ações. Tamanha a importância das atividades realizadas pelo Traças Digitais, além da participação na Feira, o Projeto esteve em algumas escolas, que solicitaram as atividades, em forma de oficina.

O projeto é coordenado por Anderson Amaral de Oliveira, professor do curso de Letras: Português e Inglês, e Josei Fernandes Pereira, professor do curso de História.Os docentes também acompanharam as atividades realizadas na cidade de Santa Rosa.

Nas escolas, turmas de Ensino Médio e Anos Finais do Ensino Fundamental participaram de uma versão simplificada do Desafio Transmídia. Um desafio interdisciplinar que envolve os estudantes em uma espécie de gincana, em que eles precisam localizar QR Codes escondidos no espaço da escola, resolver enigmas e encontrar o prêmio. O Desafio Transmídia também possui um caráter de pesquisa e sondagem, uma vez que coleta dados sobre habilidades de leitura dos participantes, conhecimentos, capacidade de articulação em grupos, entre outros aspectos. Atividades interativas e tecnológicas, que envolvem os jovens. “A participação foi excelente, jovens envolvidos e curiosos, organizando-se em grupos para cumprir os desafios e encontrar o prêmio. É muito interessante perceber como uma simples atividade gamificada tem o poder de motivar e envolvê-los numa atividade acadêmica”, afirma Josei.

Já na Feira do Livro, além de uma versão mais simples do Desafio Transmídia, os participantes foram desafiados a entrar em uma cabine e gravar um texto em áudio. Os áudios (com poemas, contos, mitologia, etc.) irão compor, em breve, uma playlist no canal do Traças Digitais no YouTube. Também esteve à disposição dos participantes o Desafio Esfinge, um jogo de conhecimentos gerais, que é uma tematização do Desafio Transmídia.

A principal atividade realizada pelo Projeto Traças Digitais é a gravação de audiolivros, sempre com o objetivo de formar e aprimorar as habilidades de leitura e interpretação textual nos participantes.