Estudantes e professores compartilham estudos na II Feira Estadual de Matemática do RS - Unijuí

Nesta quinta-feira, 4 de novembro, aconteceu a II Feira Estadual de Matemática do Rio Grande do Sul, promovida pela Unijuí em parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio Grande do Sul (Sbem-RS) e patrocínio da Sicredi das Culturas RS/MG. Realizado de forma totalmente virtual, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, o evento integrou a programação do Salão do Conhecimento 2021.

Durante o dia, 21 trabalhos foram apresentados: nove no turno da manhã, partindo de professores, Educação Especial, Educação Infantil e Anos Iniciais; e 12 no turno da tarde, dos Anos Finais, Ensino Médio e Ensino Superior. Para avaliação, foram formados cinco grupos, com três avaliadores em cada.

“Tivemos um dia de aprendizado, em que vivenciamos diversas aplicações e percebemos como a matemática está presente no nosso dia a dia. Agradecemos a todos que estiveram envolvidos e espero que a Feira deixe marcas em todos”, destacou um dos coordenadores do evento, professor Peterson Cleyton Avi, que coordena o Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Rio Grande do Sul: um processo formativo.

Conforme afirmou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, na abertura do evento, é um orgulho para a Universidade promover a segunda edição da feira, sustentada em um projeto de extensão que procura, assim como os demais projetos, estabelecer uma relação com a comunidade e o fortalecimento da Educação Básica.

Para o diretor regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem-RS), José Carlos Pinto Leivas, é inegável a emoção sentida ao ver os alunos, desde pequenos, trabalhando e produzindo educação matemática. Ele lembrou que a Sbem-RS foi parceira para expandir a Feira, antes regional e agora para o Estado. Por ser online, o evento permitiu a participação de pessoas de diferentes locais, a exemplo do Acre, que contou com um trabalho inscrito.

A vice-presidente da Sbem, Fátima Peres Zago de Oliveira, recordou que em 1984 começaram a ser dados os primeiros passos para a realização das feiras de matemática, de forma colaborativa. “Há seis anos, essa proposta começou a ser discutida no Rio Grande do Sul. E que bom que estamos aqui hoje. Este evento é uma festa da educação matemática, capaz de transformar atividades escolares em verdadeiros laboratórios vivos de educação matemática, de aprendizagem científica”, afirmou.

Gerente de Comunicação e Marketing da Sicredi, Vanessa Wender Heusner parabenizou os organizadores e destacou que a cooperativa apoia ações que envolvam a educação através de programas sociais próprios e de iniciativas de entidades locais. “Acreditamos que, para cumprir com nosso propósito de construir juntos uma sociedade mais próspera, a educação é primordial", ressaltou.

Confira as apresentações do turno da manhã:

Confira as apresentações do turno da tarde: