I Jornada Interdisciplinar de Prematuridade ocorreu no sábado - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

I Jornada Interdisciplinar de Prematuridade ocorreu no sábado

Aconteceu no último sábado, 20 de novembro, a I Jornada Interdisciplinar da Prematuridade. Realizado de forma online, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, o evento foi promovido pela Unijuí, por meio do Projeto de Extensão Prematuros: Prevenção, Apoio e Cuidado, e alusivo ao Novembro Roxo, mês da conscientização da prematuridade. O bate-papo contou com a participação de professores, coordenadores, estudantes e profissionais especialistas nas áreas de psicologia, enfermagem, medicina e fisioterapia, com amplas experiências relacionadas à prematuridade e UTI Neonatal.

“Estamos em ação, trabalhando esta temática, desde ano de 2015, quando iniciamos como projeto de pesquisa, indo até as UTIS, coletando dados, fazendo acompanhamento na Clínica Escola de Fisioterapia, e com o passar do tempo nós percebemos a necessidade de estender nosso projeto à comunidade. Por isso alteramos o Projeto Prematuros para extensão, em 2019”, explica a professora, coordenadora do curso de Fisioterapia e supervisora dos atendimentos fisioterapêuticos realizados aos bebês no Centro Especializado de Reabilitação, CER III - Unir da Unijuí, Simone Zeni Strassburger.

De acordo com a professora, devido à pandemia, em 2020 o projeto precisou se adaptar, elaborando materiais para serem compartilhados com as Secretaria de Saúde e famílias, sobre cuidados com os bebês, desenvolvimento neuropsicomotor e introdução alimentar, bem como cartilhas informativas às gestantes e sobre o desenvolvimento afetivo dos prematuros. Em 2021, ações presenciais voltaram a acontecer, especialmente de escuta às famílias. 

Para dar início à Jornada, a psicóloga Paula Mousquer abordou a temática “Meu bebê nasceu antes da primavera: a escuta psicanalítica do contexto da prematuridade”. A palestrante iniciou sua fala agradecendo a participação no evento e destacando que novembro é o mês internacional de sensibilização da prematuridade e, por isso, é essencial focar no contexto de hospitalização e UTI Neonatal, à experiência subjetiva dos bebês que nasceram prematuramente. “Assim como à vivência de pais e familiares que acompanham o desenrolar de diversas situações clínicas possíveis neste contexto”, explicou a psicóloga, que se inseriu diariamente no ambiente hospitalar, acompanhando gestantes de alto risco, puérperas, mães e pais de bebês prematuros. 

Dando sequência às palestras, a temática foi “Estimulação precoce e vínculo parental”, através da enfermeira da Unidade de Internação Neonatal do Hospital de Clínicas de Porto Alegre,  Graciela Feier Fróes, que apresentou um panorama sobre  a prematuridade no Brasil, os riscos da quebra do vínculo entre mãe-bebê, assim como a importância da presença dos pais na UTI. “A presença dos pais é capaz de influenciar nos desfechos do bebê e impactar na segurança do paciente durante a internação e na sua vida futura. Há relação com o abandono, maus-tratos, violência, prejuízo no neurodesenvolvimento, autismo, irritabilidade e dificuldades de sociabilização”, explica. 

A pediatra Simone Minuzzi Catto Vaz apresentou sobre “A prematuridade além do período neonatal” e explica que prematuro é definido como o bebê nascido vivo antes do término das 37 semanas de gravidez. “A prematuridade é vista como uma síndrome clínica complexa e, como tal, deve ser abordada com múltiplas estratégias para sua prevenção”, ressalta a pediatra. Também pontua que para a recepção do prematuro, é necessário conhecer a mãe desse bebê, os detalhes da sua história, seus antecedentes pessoais e obstétricos, checando todo material disponível para recepcionar o paciente, programando a assistência e construindo um plano de cuidados individualizados.

Finalizando o bate-papo, a fisioterapeuta Carina Corso Alves falou sobre “Estimulação sensório-motora na UTI Neonatal”, onde contextualizou prematuridade, diferentes ambientes, desenvolvimento do bebê e a estimulação sensório-motora. Carina explica que os os profissionais da equipe multiprofissional da UTI Neonatal conhecem o desenvolvimento fetal e suas alterações, estando preparados para cuidar de todos os períodos de desenvolvimento. 

Para conferir o evento na íntegra, clique aqui.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.