Coordenador do Balcão do Consumidor de Ijuí orienta sobre compras na Black Friday - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Coordenador do Balcão do Consumidor de Ijuí orienta sobre compras na Black Friday

De origem estadunidense, a Black Friday é um evento anual que tem se popularizado no Brasil e que busca movimentar o comércio, oportunizando aos compradores descontos especiais e facilidades no pagamento. Mas, apesar de ofertar produtos por preços acessíveis, o evento também carrega incertezas entre os consumidores, que questionam a veracidade das ofertas e os direitos que possuem, no caso do arrependimento ou de problemas na compra.

Coordenador do Balcão do Consumidor de Ijuí, o professor Joaquim Henrique Gatto chama a atenção para as compras realizadas pela internet. “O cliente precisa prestar atenção nas compras, principalmente em lojas online, para se certificar de que são sites verdadeiros e com histórico de cumprimento das ofertas”, comenta. 

Segundo Joaquim, existem algumas formas para se evitar fraudes: primeiro, analisar se de fato o produto está com valor reduzido. Em caso de pagamento parcelado, realizar o cálculo do valor total a ser pago e, em caso de pagamento por boleto bancário, conferir se o beneficiário do pagamento é o mesmo que consta no boleto. 

Além disso, para compras pela internet, há o direito do arrependimento - algo que nem sempre se aplica para compras realizadas em lojas físicas. “O consumidor tem direito de desistir da compra, porém, somente quando a mesma é realizada fora do estabelecimento, ou seja, pela internet, pelo telefone, a domicílio. Já quando a compra é feita em loja física, a possibilidade de devolver o produto depende da política da empresa”, explica. 

O professor frisa que os consumidores ijuienses podem buscar atendimento no Balcão do Consumidor. O local também pode ser procurado por consumidores de outros municípios, desde que a compra ou contratação do serviço tenha sido feita com fornecedor de Ijuí. “Lembrando que em localidades onde não há Procon, o atendimento é feito pelo site procon.rs.gov.br”, complementa o coordenador.

Realizado como parte das atividades de extensão universitária na Unijuí, o Balcão do Consumidor está presente em Ijuí desde 2013, em Três Passos desde 2015 e em Santa Rosa desde 2018. As três unidades estão vinculadas ao projeto do curso de Direito que leva o nome de “Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas adequadas de tratamento e resolução”.

O Balcão do Consumidor pode ser contatado pelos telefones 55 3333-0725 (Ijuí), 55 3511-5296 (Santa Rosa) e 55 3522-2122 (Três Passos).

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.