Projeto de Extensão acumula bons resultados e já projeta Feiras de Matemática para este ano - Unijuí

Apesar das limitações impostas pela pandemia, o projeto de Extensão Feiras de Matemática no Rio Grande do Sul: um processo formativo, registrou bons resultados no último ano. Segundo o coordenador, professor Peterson Cleyton Avi, todas as formações e reuniões foram realizadas de forma online, assim como a 2ª edição da Feira Estadual de Matemática.

“Apesar de não termos um número tão exato, contamos com o envolvimento de 20 professores das regiões de Ijuí e Santa Rosa na II Feira Estadual, como orientadores, e 40 alunos expositores; 30 professores e estudantes participando da Mostra da I Feira Estadual de Matemática durante o Ciência para Todos; além de mais de 1000 pessoas assistindo pelo canal no Youtube”, destacou o professor.

Desde 2016, a Unijuí vem se destacando com o projeto de extensão, que resulta de uma parceria entre a Universidade, redes estadual, municipal e particular de ensino. O projeto configura-se num processo educativo científico-cultural, que alia vivências e experiências, do qual podem participar, na condição de expositores, alunos matriculados na Educação Básica, Educação Superior e Educação Especial, além de professores e membros da comunidade.

“Para este ano, temos a grande expectativa de conseguir voltar com os eventos presenciais. Temos um projeto aprovado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 70 mil, que permitirá a realização de feiras regionais em Ijuí e Santa Rosa, além da 3ª Feira Estadual de Matemática, esta de forma virtual”, completou Peterson, lembrando que a divulgação do projeto, bem como as formações, ocorrerão no primeiro semestre do ano. O trabalho culminará com a apresentação nas feiras, no segundo semestre de 2022.