Cerca de 4.500 kg de resíduos eletroeletrônicos foram recolhidos em ação no último sábado - Unijuí

O último sábado, dia 7 de maio, foi marcado pela retomada da Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico e Óleo de Cozinha na Praça da República de Ijuí. Durante os dois últimos anos a atividade foi suspensa, em razão da pandemia de covid-19.

A Unijuí, por meio do projeto de extensão Energia Amiga, foi parceira da iniciativa promovida pelo Instituto Reversa, e que também contou com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Eletrônica Spitzer, Sindilojas e Lar Bom Abrigo.

Segundo a coordenadora do projeto Energia Amiga, Caroline Raduns, somente em resíduos eletroeletrônicos foram recolhidos cerca de 4.500 kg, já encaminhados para reciclagem pelo Instituto Reversa. “Foi um momento importante de retorno das atividades presenciais que, devido à pandemia, não estavam acontecendo”, explicou a docente, lembrando que, nos próximos dias, o projeto de extensão dará início a uma série de atividades junto às escolas.

“Vamos realizar atividades práticas buscando desenvolver uma visão crítica dos estudantes do Ensino Fundamental sobre a educação ambiental, sobre a importância da correta destinação dos resíduos eletrônicos, das pilhas e das lâmpadas”, reforçou.