Experiências em projeto de extensão inspiram produção de monografia no curso de Enfermagem - Unijuí

Recém-graduada no curso de Enfermagem da Unijuí, Eduarda França Casagrande desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir de vivências junto ao Projeto de Extensão Prematuros: prevenção, apoio e cuidado da Unijuí, onde atuou como bolsista e voluntária. Sua pesquisa, intitulada “Educação permanente da equipe de enfermagem sobre sepse neonatal por meio da metodologia problematizadora”, buscou estratégias para educação sobre prevenção e identificação da sepse neonatal.

A temática escolhida tem contato com uma metodologia, um componente auxiliar no processo de transformação da realidade, fundamentada nas vivências, para a resolução de problemas. O método é composto por cinco fases: observação da realidade, definição dos pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação da realidade.

“Dessa forma, meu trabalho teve por objetivo relatar a experiência do uso da metodologia problematizadora como estratégia para educação permanente de uma equipe de enfermagem sobre prevenção e identificação dessa doença”, comenta.

Por meio da observação, a estudante identificou como problema as fragilidades no conhecimento dos profissionais técnicos de enfermagem na identificação de manifestações clínicas de sepse neonatal. “Posteriormente, foi realizado o levantamento bibliográfico para encontrar soluções e ações para a resolução ou minimização do problema, onde foi planejado um treinamento, tendo como público-alvo os técnicos de enfermagem”, afirma.

Além disso, a utilização e implementação da metodologia, segundo Eduarda, "proporcionou experiências que contribuíram para a formação profissional”. “O TCC nos desafia a observar o processo de trabalho e a ter um olhar crítico-reflexivo, com a finalidade de identificar fragilidades do serviço e buscar estratégias para minimizá-las ou solucioná-las”, relata.

Ao fazer uma avaliação da graduação, Eduarda afirma que foram cinco anos de muita dedicação e esforço, com muitos momentos inesquecíveis. “Após a conclusão da minha graduação, me sinto grata, realizada, confiante e com muitas expectativas, inclusive já iniciei minha carreira como enfermeira, na qual tenho a oportunidade de trabalhar na instituição em que implementei meu TCC”, conclui.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí