Projeto de Extensão Gestão Social e Cidadania prepara atividades para o segundo semestre - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto de Extensão Gestão Social e Cidadania prepara atividades para o segundo semestre

Procurando estimular o empoderamento da comunidade, por meio da socialização de conhecimentos e efetivação de políticas públicas, o Projeto de Extensão Gestão Social e Cidadania, da Unijuí, está com seu plano de ações preparado para o segundo semestre deste ano. Muitas das atividades seguirão sendo propostas junto à Estação Cidadania, Cultura e Esporte do Parque da Pedreira de Ijuí.

O projeto atua com diversas ações voltadas às crianças dos bairros Pindorama e Thomé de Souza, que frequentam a Estação e o Parque da Pedreira. “Assim como no primeiro semestre, serão realizados encontros semanais na Estação, a fim de trabalhar com as crianças atividades que vão desde o cuidado com a horta e aproveitamento de alimentos até questões relacionadas à cidadania, comportamento, saúde, higiene e atividades recreativas”, afirma a coordenadora do projeto, professora Sandra Albarello.

Um dos objetivos da iniciativa é desenvolver formações na área de alimentação e gastronomia. Dessa forma, busca-se qualificar as boas práticas na produção de alimentos e refeições, em níveis doméstico e comercial, que fazem parte da sequência de ações de empoderamento do sujeito.

Segundo a coordenadora, capacitações e ações que possibilitam a compreensão da importância da sustentabilidade também serão desenvolvidas. “Vamos promover o Dia da Cidadania no mês de outubro e o curso de marmitas para as mulheres. Além de atividades envolvendo cuidados com o ambiente, destinação correta de materiais descartados, planejamento, gestão e controle social participativo aos interessados”, acrescenta.

Para seguir propondo capacitações e formação cidadã, o Projeto de Extensão Gestão Social e Cidadania possui parceiros e mantém relações com diferentes órgãos e instituições. “Possuímos parcerias com o poder público municipal e mantemos uma forte relação com a linha de pesquisa Políticas Públicas, Planejamento Urbano e Gestão do Território do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e com a Escola Politécnica Nacional do Equador”, destaca.

O projeto promove também assessoria aos interessados em organizar atividades econômicas, em conjunto com o Laboratório de Gestão e Negócios da Unijuí, para micro e pequenos empreendimentos, bem como entidades sem fins lucrativos, ações de educação em saúde para grupos de cuidado e atendimento domiciliar, de acordo com as demandas da comunidade.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.