Projeto de Extensão prepara formação e novas edições das Feiras de Matemática - Unijuí

Projeto de Extensão prepara formação e novas edições das Feiras de Matemática

Com o intuito de qualificar as produções e exposições das feiras de matemática pela região, o Projeto de Extensão Feiras de Matemática: Tecnologias como Instrumentos de Mediação nos Processos Formativos em Matemática trouxe nos primeiros seis meses do ano diversas formações para a elaboração e avaliação de projetos. O segundo semestre é o momento de colocar em prática as capacitações realizadas.

A primeira ação do projeto ocorrerá ainda em agosto, sem data definida, com a última formação antes dos eventos principais, onde serão abordados detalhes como a avaliação e a realização das Feiras de Matemática. No dia 19 de agosto, acontece no campus Ijuí a IV Feira Regional de Matemática. Já no dia 26 de agosto, o projeto vai estar envolvido na promoção da II Feira Regional de Matemática, desta vez, no campus da Unijuí em Santa Rosa.

Segundo o coordenador, professor Peterson Cleyton Avi, um dos propósitos do projeto é conceituar ainda mais as Feiras. “Nosso objetivo é realizar ações no Laboratório de Matemática e em outras estruturas da Unijuí, como forma de incentivar a participação de mais pessoas nas Feiras de Matemática. Dessa forma, dando continuidade à realização das Feiras Regionais em 2023”, destaca.

Para fechar com chave de ouro, o projeto vai realizar a III Feira Estadual de Matemática do Rio Grande do Sul, de forma online, voltada aos professores e estudantes da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, Educação Superior, Educação Especial e à comunidade em geral.

Peterson completa dizendo que o projeto está comprometido em auxiliar na organização e gestão das Feiras de Matemática, sejam elas em âmbito escolar, municipal, regional ou estadual, para otimizar o ensino de matemática. “Possuímos a tarefa de promover a divulgação dos conhecimentos matemáticos, por meio da socialização dos resultados de pesquisas”, finaliza.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí