Projeto de Educação Ambiental promove ações educativas junto à comunidade ijuiense - Unijuí

O Projeto de Extensão em Educação Ambiental, promovido através da parceria entre a Unijuí e a Secretaria de Meio Ambiente de Ijuí, busca desenvolver ações de promoção da Educação Ambiental na administração pública de Ijuí, bem como orientar a comunidade escolar e o comércio acerca dos mecanismos da logística reversa. As atividades propostas vão ao encontro do Plano Municipal de Saneamento Básico (PLAMSAB) e do Programa Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

Entre os seis objetivos do projeto, quatro já foram alcançados: elaborar proposta de Plano de Educação Ambiental para a gestão de resíduos sólidos nos espaços do poder executivo municipal; capacitar representantes de todas as secretarias e departamentos do poder executivo para atuarem como multiplicadores em Educação Ambiental no seu ambiente de trabalho; criar mecanismo complementar de Educação Ambiental, acessível e gratuito a toda a população, que facilite a correta separação e destinação dos resíduos de todos os tipos; e realizar Seminário Municipal sobre Resíduos Sólidos Urbanos.

Segundo a coordenadora do projeto de Educação Ambiental, professora Caroline Radüns, no segundo semestre de 2022 o foco será efetivar os outros dois objetivos, que consistem na realização de duas campanhas educativas: uma junto à comunidade escolar, visando o descarte correto de resíduos passíveis de logística reversa; e outra voltada ao comércio de Ijuí, com o intuito de disseminar conceitos sobre logística reversa pós-consumo. “Ambas dão ênfase ao descarte correto de pilhas, lâmpadas e equipamentos eletrônicos”, destaca a professora.

Também será realizada uma atividade com as turmas do Ensino Fundamental inscritas no projeto: a gincana do meio ambiente. “A etapa final da gincana reunirá os representantes das turmas inscritas e acontecerá no mês de outubro, no campus da Unijuí de Ijuí”, afirma Caroline.

No último semestre, foi lançado pelo projeto o site Ijuí Lixo Zero, no qual é possível encontrar um quiz sobre educação ambiental, dicas para o descarte correto de resíduos, horários da coleta seletiva e convencional em Ijuí, bem como os pontos de coleta de lâmpadas, lixo eletrônico, óleo de cozinha, pilhas, pneus e vidros. Acesse mais informações em lixozero.ijui.rs.gov.br/.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí