Segunda Feira de Matemática da região de Santa Rosa divulga experiências desenvolvidas por estudantes e professores - Unijuí

Nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, aconteceu a II Feira Regional de Matemática em Santa Rosa. Ao longo do dia, mais de 500 pessoas prestigiaram a apresentação de 26 trabalhos, desenvolvidos por estudantes da Educação Básica ao Ensino Médio de seis cidades da região, professores e acadêmicos do Ensino Superior. O evento foi promovido pela Unijuí, por meio do projeto de extensão Feiras de Matemática, em parceria com a 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Santa Rosa.

As Feiras de Matemática têm como finalidade incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas. “O grande foco do evento é o protagonismo de vocês: professores e estudantes. Agradecemos muito por estarem aqui e pedimos também: levem a semente da Feira para suas escolas. Tenho certeza que essa participação marca cada um de vocês e espero que, ano que vem, vocês queiram estar aqui novamente, trazendo mais colegas e professores, para cada vez mais fortalecermos as Feira de Matemática”, salientou o coordenador do projeto, professor Peterson Avi.

A coordenadora adjunta da 17ª CRE, professora Ligiane Reginatto, parabenizou a Unijuí por ter proporcionado um espaço de troca de conhecimentos e experiências. “Temos o privilégio de contar com a Unijuí na nossa região, porque a parceria que temos com a Universidade potencializa aprendizagens em todos os setores. A Feira estava muito rica, todos os trabalhos trouxeram novidades, trouxeram a sala de aula para dentro da comunidade. Qualquer pessoa que visitasse os projetos e ouvisse as explicações, via que matemática é o nosso dia-a-dia”, ressaltou.

Já a representante da Secretaria Municipal de Educação de Santa Rosa, Maria da Graça Zimmermann, fez uma saudação aos professores e estudantes, que se desafiaram a levar uma amostra dos trabalhos realizados em suas escolas. “A matemática é considerada a grande ‘vilã’ da aprendizagem, e a gente sabe que não é bem assim. Ela é prazerosa, desde que a gente desenvolva e passe isso aos nossos alunos, de uma maneira lúdica, prática, fazendo com que eles despertem o interesse pela aprendizagem da matemática. E aqui vemos a concretização disso”, destacou.

Encerrando os pronunciamentos, a coordenadora do campus Santa Rosa da Unijuí, professora Taciana Enderle, ressaltou a alegria de receber a comunidade. “É muito bom ter vocês aqui na nossa Universidade, frequentando nossos ambientes. Parabenizo a todos que apresentaram seus projetos, se propuseram a realizar essas atividades e vieram até aqui compartilhar conosco todas essas ações. Que isso nos possibilite cada vez mais mostrar que a matemática é uma área encantadora”, afirmou.

A II Feira Regional de Matemática da região de Santa Rosa contou com a parceria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio Grande do Sul (SBEM - RS) e patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.