Aberto prazo para submissão de trabalhos na III Feira Regional de Matemática - Unijuí

Aberto prazo para submissão de trabalhos na III Feira Regional de Matemática

Até o dia 10 de novembro, estão abertas as inscrições para a III Feira Estadual de Matemática do Rio Grande do Sul, que mais uma vez acontecerá no formato online, no dia 29 de novembro, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube. O evento é promovido pela Unijuí, com apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio Grande do Sul (SBEM - RS), e tem o objetivo de incentivar e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas desenvolvidas por estudantes e professores da Educação Básica, Ensino Superior, Educação Especial e comunidade em geral.

Conforme explicou o professor Peterson Cleyton Avi, coordenador do Projeto de Extensão Feiras de Matemática: tecnologias como instrumentos de mediação nos processos formativos em matemática, as inscrições podem ser realizadas por professores orientadores de todo o Estado - com exceção das regiões de Ijuí e Santa Rosa, que tiveram feiras regionais sendo realizadas nos meses de agosto e setembro, com trabalhos já indicados para a Feira Estadual. Para as demais regiões, a submissão de trabalhos deve ser realizada em unijui.edu.br/eventos.

“O principal objetivo das feiras é a socialização das boas práticas desenvolvidas nas escolas e demais instituições na área de matemática. E como a Unijuí trouxe esse movimento das feiras, entendo que promover a edição estadual consolida, ainda mais, o nosso trabalho. Lembrando que não se trata apenas de uma feira. Há todo um trabalho anterior - e é aqui que entra nosso projeto de extensão, realizando formações nas escolas, que passa pela concretização dos projetos e, então, a socialização nas feiras”, destacou Peterson.

A expectativa, segundo o professor, é ter, neste ano, um número maior de trabalhos inscritos, se comparado às edições anteriores. “Continuar realizando o evento de forma online também nos permite impactar outras regiões, para que conheçam o movimento das Feiras de Matemática e também se sintam motivados para realizar regionais. Enquanto Unijuí e projeto de extensão, estamos à disposição para ajudar”, completou.

Para quem quer acompanhar a Feira Estadual no dia 29, não é necessário realizar inscrição prévia. Apenas acessar o canal do Youtube da Unijuí. A III edição tem patrocínio de Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.