Estudantes de Chiapetta são certificados pelo Projeto de Extensão Programe o seu Futuro da Unijuí - Unijuí

Estudantes das redes municipal e estadual do município de Chiapetta, que participaram das oficinas do Projeto de Extensão Programe seu Futuro da Unijuí, receberam na tarde desta quinta-feira, 1º de dezembro, seus certificados de conclusão dos módulos Scratch, Kodular e Jogos GDevelop.

A cerimônia foi realizada em Chiapetta, contando com a presença do coordenador do projeto, professor Marcos Cavalheiro; com o bolsista Gustavo Hanke Finkler; com a responsável pelo Escritório de Relações Universidade-Comunidade da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit) da Unijuí, Graciele da Rosa Bertoldo; com o prefeito e a secretária de Educação de Chiapetta, Eder Both e Arminda Inês Strücker; com o presidente da Câmara de Vereadores de Chiapetta, Aldair Clovis Maron; e com as diretoras, professoras e estudantes das Escolas Anchieta, Professora Lorette Fanck e Haydee, integrantes do projeto.

Conforme explicou o professor Marcos Cavalheiro, desde que o convênio foi firmado entre a Unijuí e o Executivo de Chiapetta, estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental ao 2º Ano do Ensino Médio participam de oficinas promovidas pelo Projeto de Extensão, que trabalharam a linguagem de programação Scratch, o desenvolvimento de softwares para celular, por meio do aplicativo Kodular; e a criação de jogos através da plataforma GDevelop. As aulas aconteceram de forma online e presencial, sempre com o apoio e assessoramento da Agit da Unijuí.

De acordo com Gustavo, que esteve à frente das oficinas, um dos principais objetivos do projeto foi desenvolver o pensamento computacional entre os alunos, que é uma forma de tentar resolver um problema a partir da sua transformação em pequenas etapas. “Trabalhamos com diferentes programas justamente para que os estudantes possam desenvolver o pensamento computacional, independente da plataforma utilizada”, comentou, ressaltando que os participantes também aprenderam comandos básicos de programação e participaram de oficinas de empreendedorismo e pitch.

Para a cerimônia de certificação, os estudantes, divididos em grupos, tiveram que preparar um projeto relacionando os conteúdos vistos nas oficinas, que pudessem atender a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Eles ainda tiveram que elaborar um pitch - uma apresentação breve, de até quatro minutos, para mostrar um pouco do que foi desenvolvido.

Segundo a responsável pelo Escritório de Relações Universidade-Comunidade da Agit, Graciele da Rosa Bertoldo, durante o período em que os estudantes participaram do projeto - cerca de um ano e meio, foi possível realizar várias trocas: as oficinas presenciais aconteciam em Chiapetta, mas os alunos tiveram a oportunidade de vir para Ijuí conhecer e usufruir da estrutura da Universidade. “Mais do que desenvolver o pensamento computacional e a programação entre os alunos, nosso objetivo é trabalhar o empreendedorismo, a inovação. Queremos que, ao final destas oficinas, os estudantes tenham vontade de se qualificar e de não ter medo de abrir o próprio negócio, inclusive contando com o apoio da Inovachi, a Incubadora de Empresas de Chiapetta”, comentou.

Em sua fala, o prefeito de Chiapetta, Eder Both, falou sobre a preocupação do município em preparar os jovens para o mercado de trabalho. Falou que o casamento entre a Unijuí e o Executivo deu certo, atendendo a uma demanda da cidade, e que, em 2023, a parceria deve ter continuidade.