Projeto de Extensão Programe seu Futuro certifica estudantes do Imeab - Unijuí

Projeto de Extensão Programe seu Futuro certifica estudantes do Imeab

Mais uma cerimônia de certificação foi realizada pelo Projeto de Extensão Programe seu Futuro na tarde desta terça-feira, 6 de dezembro, junto ao auditório do Espaço + Inovação Unijuí. Desta vez, foram certificados estudantes do 7º e 8º Ano do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab), que participaram das oficinas promovidas pelo projeto. Na última semana, os certificados foram entregues aos alunos de três escolas do município de Chiapetta: Anchieta, Professora Lorette Fanck e Haydee.

Participaram da cerimônia, representando a Unijuí, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; o coordenador do Espaço + Inovação, professor Peterson Cleyton Avi; e o coordenador do projeto de extensão, professor Marcos Cavalheiro. Também esteve presente a coordenadora em Tecnologias Educacionais na Secretaria Municipal de Educação, Camila Martins, e a vice-reitora do Imeab, Miriam Fátima Beck Portela.

Um dos principais objetivos do Projeto de Extensão, ao desenvolver as oficinas, é trabalhar entre os estudantes o pensamento computacional - uma habilidade para resolução de problemas e desafios de forma eficiente. Nos encontros, os alunos também aprendem os comandos básicos de programação, a partir da coordenação do professor Marcos Cavalheiro e da orientação de dois bolsistas, Gustavo Hanke Finkler e Rafael Kruger dos Reis.

O vice-reitor, professor Fernando Jaime González, destacou, na cerimônia, que já não basta ter conhecimento em disciplinas básicas, como português, matemática, física e química. Agora, torna-se imprescindível entender sobre tecnologia, programação e internet. Camila Martins, por sua vez, destacou que desenvolver o pensamento computacional nas escolas públicas brasileiras é um desafio, que precisa do apoio das universidades para ser superado. Ela destacou a necessidade de haver mais produtores e não apenas consumidores de tecnologia.

Vice-reitora no Imeab, Miriam lembrou aos estudantes que a participação no projeto fará a diferença no futuro, seja em sala de aula ou em qualquer outro lugar, como o mercado de trabalho. Enquanto isso, o coordenador do Espaço + Inovação, professor Peterson Cleyton Avi, reforçou que não haverá uma única área no futuro que não necessitará da tecnologia.

O coordenador do projeto de extensão, professor Marcos Cavalheiro, falou sobre a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e sobre a troca de experiências e conhecimentos propiciada pelas oficinas.

Antes da certificação, os estudantes do 8º Ano realizaram um pitch - uma breve apresentação de seus projetos, todos voltados ao atendimento de um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS).