Fomento à pesquisa e extensão é grande diferencial na formação da Unijuí - Unijuí

Fomento à pesquisa e extensão é grande diferencial na formação da Unijuí

A Unijuí conta com inúmeros Projetos de Pesquisa e de Extensão, que funcionam como mecanismo de produção científica, visando encontrar soluções para problemas relevantes encontrados na sociedade, por meio da investigação e constatação dos resultados. Nesse contexto, os bolsistas são fundamentais para o andamento dos estudos, mas, não obstante, os próprios acadêmicos são beneficiados com os conhecimentos aprofundados adquiridos por meio das pesquisas.

Dentre as razões que levam os estudantes a participar dos Projetos, uma delas é o desenvolvimento de uma visão crítica que no futuro poderá ser aplicada no seu contexto profissional. Esse olhar auxilia tanto aqueles que assumem a vida acadêmica e optam pela realização de um mestrado ou doutorado, quanto os que escolhem apostar na carreira no mercado de trabalho.

De acordo com o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, o trabalho intelectual é intensificado pelo envolvimento em projetos de pesquisa e extensão. “Além da formação convencional, a participação nos projetos reforça o desenvolvimento do pensamento crítico-analítico, antecipa experiências pré-profissionais e oportuniza o desenvolvimento de competências de organização e comunicação”, afirma.

Com intuito de promover a pesquisa e a extensão, possibilitando a todos os estudantes experiências semelhantes às vividas nesses projetos, a Universidade criou, em 2021, a Graduação Mais, que por meio dos Projetos Integradores assegura desde o primeiro semestre experiências formativas inspiradas nos processos de iniciação científica e de extensão. “Com isso, é possível dizermos que, desde o ano de 2021, garantimos que todos os estudantes, em todos os cursos, tenham experiências significativas nesse campo”, destaca o vice-reitor.

Mesmo com a ampliação dessas vivências de pesquisa e extensão dentro das propostas curriculares, a Universidade ainda mantém 27 Grupos de Pesquisa e 17 Projetos de Extensão. Através de editais, a Unijuí distribui mais de 100 bolsas de iniciação científica e mais de 50 de iniciação à extensão. “Essas bolsas são financiadas tanto pela Unijuí, como por agências de fomento, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  Além da iniciativa privada e entes públicos (PROFAP), que desenvolvem projetos na Instituição com 30 bolsas neste momento”, completa o professor Fernando.

E aí, que tal fazer parte de experiências capazes de te transformarem para sempre como profissionais únicos? O Vestibular Contínuo 2023 da Unijuí está com inscrições abertas e os interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/vestibular

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí