Formações e a socialização de trabalhos marcaram o Projeto de Extensão Feira de Matemática em 2022 - Unijuí

Uma série de ações marcou o ano do Projeto de Extensão Feiras de Matemática: tecnologias como instrumentos de mediação nos processos formativos em matemática, desenvolvido na Unijuí. Desencadeadas pelo projeto, as Feiras de Matemática configuram-se como um processo educativo científico-cultural, que aliam vivências e experiências, das quais podem participar, na condição de expositores, alunos matriculados na Educação Básica, Educação Superior e Educação Especial, além de professores e membros da comunidade.

Conforme destaca o coordenador do projeto, professor Peterson Cleyton Avi, as formações aos professores da Educação Básica estiveram entre as ações realizadas pelo projeto de extensão, que conta com contribuições dos cursos de Matemática e Pedagogia. Nestes encontros, foram trabalhados os projetos de pesquisa, como organizar relatos de experiências, avaliações e a organização de feiras de matemática; que contaram com mais de 70 educadores.

Neste ano, também foi realizada a IV Feira Regional de Matemática da Região de Ijuí, com mais de 70 trabalhos apresentados no dia 19 de agosto; a II Feira Regional de Matemática da Região de Santa Rosa, com 25 trabalhos inscritos no dia 29 de setembro; e a III Feira Estadual de Matemática do Rio Grande do Sul, que contou com 33 trabalhos inscritos no dia 29 de novembro.

As Feiras de Matemática, sejam elas escolares, municipais, regionais, estaduais ou nacionais, são importantes espaços direcionados ao processo formativo de estudantes dos diferentes níveis de ensino, uma vez que incentivam, divulgam e socializam experiências, pesquisas e atividades matemáticas. Além disso, se constituem como experiência curricular ou extracurricular de relevância à medida que possibilitam a sistematização e implementação, por parte de estudantes e professores, de projetos de pesquisa que têm como foco a Matemática”, destacou o professor Peterson.

O coordenador completa que as Feiras de Matemática se constituem como uma atividade de extensão que articula o educativo, o acadêmico, o científico, o cultural e o comunitário, tendo como pano de fundo o caráter público e inclusivo, relacionando a pesquisa e o ensino, através de atividades com bolsistas, atividades práticas de ensino e de estágios. “Além disso, viabiliza e operacionaliza a relação transformadora e biunívoca entre as escolas das diferentes redes de ensino, dos diferentes níveis e modalidades. Também entre escolas e sociedade, oportuniza, dessa forma, a socialização do conhecimento matemático à comunidade, através de trocas de experiências e apresentação de trabalhos realizados pelos estudantes”, afirmou.

Em 2023, a ideia é seguir capacitando professores e estudantes para a elaboração e execução de projetos para as Feiras de Matemática, e para a produção de vídeos e apresentações de projeto de forma online. O projeto também busca instrumentalizar professores e acadêmicos para organização das Feiras de Matemática e avaliação de trabalhos, além de promover a divulgação dos conhecimentos matemáticos, socializando os resultados de pesquisas.

“Vamos seguir auxiliando na organização e gestão das Feiras de Matemática em âmbitos escolar, municipal, regional e estadual, e queremos revitalizar o espaço online de publicização das ações do projeto. Vamos dar continuidade, em 2023, à realização das Feiras Regionais de Matemática nas regiões de Ijuí e Santa Rosa e realizar a Feira Estadual de forma online”, finalizou.