Projeto de Extensão Prematuros fortalece acompanhamento a bebês e apoio às famílias - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto de Extensão Prematuros fortalece acompanhamento a bebês e apoio às famílias

O Projeto de Extensão Prematuros: prevenção, apoio e cuidado, da Unijuí, conseguiu fortalecer ainda mais suas ações em 2022. Coordenado pela professora Amanda Schöffel Sehn, o projeto realizou, ao longo do ano, a avaliação e o acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor de bebês nascidos prematuros. Além disso, prestou apoio às famílias, realizou e participou de uma série de ações.

Conforme afirma a docente, neste ano tiveram destaque a formação de visitadoras dos Programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz do município de Santa Rosa, e o evento realizado em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, em parceria com o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). Publicações nas redes sociais foram realizadas e tiveram grande impacto na orientação da população - tanto que apenas um dos posts chegou a 30 mil visualizações e cerca de mil curtidas.

Penso que o projeto é presente na comunidade, considerando sua temática, que é bastante específica. Participamos de diversas ações, em parceria com os hospitais, com o Parque da Pedreira, e todas foram muito positivas. O projeto também tem uma presença significativa nas redes sociais, captando famílias de Ijuí e região, além de pessoas de outros estados, que acabam também nos procurando”, destacou a professora, lembrando que o projeto conta com o envolvimento dos cursos de Psicologia, Fisioterapia e Medicina da Unijuí.

Ações já estão previstas para 2023. Entre elas, a continuidade das avaliações de desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) dos bebês, escuta das famílias, publicações voltadas à orientação da população nas redes sociais e evento alusivo à campanha Novembro Roxo - mês internacional de sensibilização à prematuridade. Também deverá ser realizada uma formação com as equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Luiz Fogliatto, Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz de Ijuí. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.