Coreme Unijuí elege nova coordenação - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Coreme Unijuí elege nova coordenação

A Comissão de Residência Médica da Unijuí (Coreme) elegeu na noite de quinta-feira, 22 de dezembro, em reunião ordinária, a médica de família e comunidade Fernanda Ginjo dos Santos, para um mandato de 3 anos como coordenadora. A Dra. Fernanda é médica formada na UFPel e trabalha na Fumssar há 12 anos. Ela é egressa do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade Unijuí/Fumssar, tendo concluído o programa em 2014 e desde então atua como preceptora. Desde o ano passado também exercia a coordenação de campo em Santa Rosa. 

Também foi eleito o médico Bernardo Machado Cadó como vice-coordenador, cargo que passa a existir a partir deste ano, seguindo orientações do Ministério da Educação. O Dr. Bernardo fez Medicina e a especialização em Medicina de Família e Comunidade em Santa Maria, na UFSM, e atua como preceptor no município de Ijuí. A coordenação da Coreme vinha sendo exercida desde a sua criação em 2005 pelo médico Dr. Luís Antônio Benvegnú através de sucessivas reeleições.

Ao comentar o desafio de assumir a coordenação da Coreme, a médica pontua que “não é uma tarefa fácil, mas temos uma boa equipe que trabalha unida”. A principal meta, segundo ela, é manter a formação dos médicos de família com qualidade, mas também atentar para possibilidades de criação de programas de residência em novas especialidades. O Dr. Benvegnú, que deixa o cargo, comemora a substituição: “é muito importante que se faça a renovação e fico feliz com a disposição da Dra. Fernanda que está muito bem preparada para realizar esta tarefa”.

A Coreme é uma instância auxiliar da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Trata-se de um órgão colegiado com representantes da Unijuí, da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa – Fumssar e do município de Ijuí, as três Instituições que compõem a parceria para oferecer o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC). 

A função da Coreme é coordenar o processo de especialização do médico, caracterizado por treinamento em serviço, acompanhar e supervisionar as atividades teórico-complementares nas instituições parceiras e orientar a supervisão realizada pelos médicos preceptores nos cenários de prática. Atualmente, conta apenas com o credenciamento do Programa de Medicina de Família e Comunidade, mas novos programas de especialização através de Residência Médica poderão ser criados, principalmente a partir das formaturas no Curso de Medicina, que iniciam no final de 2024.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.