Projeto Física para Todos vai ofertar oficinas de introdução à eletrônica em 2023 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto Física para Todos vai ofertar oficinas de introdução à eletrônica em 2023

Com objetivo de aproximar a comunidade regional do estudo da física e despertar a curiosidade para outras descobertas científicas, o Projeto Física para Todos da Unijuí vem, há mais de 20 anos, atuando na propagação da ciência por meio de mostras interativas por toda região. Neste ano de 2022 o Projeto participou da 1ª Mostra Científica, Tecnológica e de Inovação Educacional de Santo Augusto. Além desta, oficinas de formação para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental do componente curricular de Ciências também foram realizadas no decorrer do ano. 

As inserções junto à comunidade escolar costumam chamar muito atenção e são muito bem aceitas pelo público, como avalia o coordenador do Projeto, professor Nelson Toniazzo. “Nossas inserções são pontuais pela temática, mas bem aceitas pelo público, especialmente quando é feita a exposição interativa”, explica. 

O Projeto de Extensão Física para Todos, da Unijuí, quer despertar o interesse de escolas, estudantes e da comunidade, para a  fenomenologia, um lado da Física considerado por muitas pessoas mais atraente do que somente números e conceitos. Mesmo pessoas que nunca tiveram contato com a ciência, imaginam pontos negativos e é isso que, desde 1997, o Projeto da Unijuí quer mudar. 

A iniciativa já é reconhecida e, inclusive, já captou recursos externos, por meio de editais para qualificar ainda mais as atividades. As ações desenvolvidas têm como objetivo integrar em atividades interdisciplinares, áreas como a Matemática, a Informática, as Engenharias, o Design e a Arquitetura, com a Física. A busca pela difusão e popularização da Física é realizada junto à comunidade, com estudantes da Educação Básica e atividades direcionadas aos profissionais da educação.

Para 2023, conforme explica o professor Toniazzo, o foco continuará sendo nas exposições interativas e também nas oficinas de introdução à eletrônica.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.