Programe seu Futuro: projeto trabalha aperfeiçoamento do raciocínio lógico por meio da tecnologia - Unijuí

Ligado aos cursos de Engenharia de Software, Engenharia Química e Ciência de Computação da Unijuí, o Projeto de Extensão Programe seu Futuro insere-se na comunidade por meio da interação de professores e bolsistas em oficinas que buscam fomentar o interesse pelas ciências exatas e o aperfeiçoamento do raciocínio lógico, que pode ser utilizado na rotina diária dos alunos da educação básica, bem como da rotina de suas famílias.

“Os bolsistas acabam levando para a sala de aula a experiência e o conhecimento adquirido ao longo das atividades e contagiando os demais estudantes. As oficinas conseguem fomentar nos alunos o interesse pelas ciências exatas e o aperfeiçoamento do raciocínio lógico, que pode ser utilizado no dia-a-dia, algo perceptível também pelas suas famílias, além disso, é um passo inicial para eles na possibilidade de entrar no mercado de trabalho”, relata o coordenador do Projeto, professor Marcos Cavalheiro.

Em 2022 foram atendidos escolas de Chiapetta, Ijuí e Santa Rosa que já estavam no projeto. “No entanto, podemos destacar a interação feita com o grupo da terceira idade que ocorreu no Espaço + Inovação da Unijuí”, frisa o coordenador.

Para o próximo ano, o professor explica que pretende-se dar continuidade às oficinas nos municípios de Chiapetta, Ijuí e Santa Rosa. “Nestas oficinas serão desenvolvidas ações que fomentem o Pensamento Computacional,  palestras sobre Segurança Computacional e o mercado de trabalho para os próximos anos (Industria 4.0)”, finaliza.

Além das escolas, e Coordenadorias Regionais de Educação, o Projeto da Unijuí conta com a importante parceria do poder público, empresas privadas e outras atividades ligadas à Universidade.