Projeto trabalha práticas de Justiça Restaurativa em ambiente escolar - Unijuí

Projeto trabalha práticas de Justiça Restaurativa em ambiente escolar

Com o objetivo de promover a educação, a cidadania e os direitos humanos, o Projeto de Extensão Cidadania Para Todos é desenvolvido por estudantes e professores dos cursos de Direito, Psicologia e Pedagogia da Unijuí. No ano de 2022, as ações foram direcionadas à implementação do Curso: Práticas de Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos: ações de formação e assessoramento para professores de Escolas Públicas de Ijuí/RS.

De acordo com a coordenadora do Projeto, professora Ester Heuser, as atividades são financiadas pelo Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio do Edital Feca. “As ações foram financiadas pelo Feca e, a partir disso, deu-se a formação de 24 professores de seis escolas públicas do município e o assessoramento das mesmas, para fins de implementação de projetos de JR e Mediação de Conflitos, a partir do ano de 2023. A formação foi realizada em parceria com os projetos conflitos sociais e Direitos Humanos e Diálogos: Tecendo vidas sem violência de gênero, ficando a equipe do projeto

Cidadania responsável por 16 horas/aula referentes aos temas da Justiça Restaurativa e da Comunicação não Violenta, bem como o assessoramento da Escola Estadual Rui Barbosa e das Escolas Municipais Deolinda Barufaldi e Instituto Municipal Assis Brasil (Imeab)”, conta.

Ao longo do ano, os integrantes do projeto também participaram do 2º Seminário Regional de Justiça Restaurativa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ijuí e o Conselho de Gestão de Justiça Restaurativa do município. Junto à Associação de Artesãos do Município, foram realizadas práticas de gestão de conflitos e, junto às diferentes turmas de cursos de Graduação da Universidade, foram realizados círculos de construção e fortalecimento de vínculos. “Todas as atividades foram organizadas a partir de sólidas parcerias firmadas entre a Universidade, por meio do projeto Cidadania para Todos, e entidades externas, em especial a Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, a 36ª CRE, o Conselho de Gestão de Justiça Restaurativa do Município e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”, destaca a coordenadora.

Ao longo desses anos, o projeto de extensão também construiu sólidas parcerias com instituições do município, tais como a Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, a 36ª CRE, o Conselho de Gestão de Justiça Restaurativa do Município e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “As parcerias firmadas e a inserção do projeto junto a referidas entidades evidencia a significativa contribuição no sentido da consolidação da política municipal de Justiça Restaurativa, visando a gestão de conflitos e a construção da cultura da paz nestes ambientes”, frisa Ester.

Para 2023, o objetivo é desenvolver novas oficinas e atividades de formação de professores, além de vivências com alunos da Escola Estadual Rui Barbosa de Ijuí envolvendo a temática dos Direitos Humanos, Comunicação não Violenta, Gestão de Conflitos, Questões de Gênero e Violência, além dos Círculos Restaurativos visando a implementação do Projeto de Justiça Restaurativa na Escola. “Além disso, temos ainda em nosso planejamento a formação de 40 professores e funcionários da Escola Municipal Deolinda Barufaldi sobre Práticas Restaurativas e Mediação de Conflitos, por meio de um curso de extensão de 40 horas/aula, além da produção de gravação de materiais audiovisuais para redes sociais com as temáticas abordadas no projeto”, finaliza.