Projeto de extensão estimula o empoderamento da comunidade com atividades de formação - Unijuí

O projeto de extensão Gestão Social e Cidadania (GSC), desenvolvido na Unijuí sob a coordenação da professora Sandra Regina Albarello, desenvolveu, ao longo do ano de 2022, uma série de atividades voltadas à comunidade. O GSC tem o propósito de estimular o debate de forma participativa, oportunizando que os diferentes atores decidam sobre políticas necessárias para o desenvolvimento local e regional. A iniciativa busca contribuir e estimular o empoderamento da sociedade, com atividades de formação, transferência, comunicação e socialização de conhecimentos.

De acordo com a professora Sandra, entre as ações que tiveram destaque neste ano estão a participação no Grupo Gestor da Estação Cidadania, Cultura e Esporte do Parque da Pedreira; a realização de oficinas para o cuidado com o meio ambiente, higiene pessoal e formação cidadã; e a sistematização do diagnóstico parcial realizado com a comunidade do entorno do parque. “Participamos e promovemos ações no Dia da Cidadania, juntamente com os demais projetos de extensão e estudantes do Grupo Gestor, e desenvolvemos atividades de formação na área da culinária, que somadas às boas práticas, buscaram promover uma alimentação saudável entre as crianças da Estação”, explicou a professora.

O projeto de extensão se manteve integrado ao Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas (GPDeC) do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional, e participou da Red Latinoamericana de Gestión Social (RELAGS). Além disso, desenvolveu ações de diagnóstico e educação em saúde e cuidados pessoais. “O curso tem uma inserção positiva e importante junto à comunidade. Essa aproximação com a população, oportunizada por meio do projeto e dos cursos, gera aprendizados significativos para os envolvidos, principalmente para os acadêmicos que passam a conhecer realidades que nem sempre estão acostumados”, afirmou Sandra.

O projeto de extensão contou com bolsistas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Nutrição, Direito e Psicologia, mas também contou com auxílio de professores e acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Estética e Cosmética. Para o próximo ano, o projeto quer intensificar as ações já desenvolvidas junto à comunidade do Parque da Pedreira  e ampliar as atividades para as escolas dos bairros Pindorama e Thomé de Souza, no município de Ijuí.